[Resenha] Perfil de uma mente criminosa

Um dos objetos de estudo mais intrigantes da psicologia são os criminosos que cometem assassinatos hediondos. A sociedade há muito procura entender os mecanismos que levam um individuo a orquestrar a morte de suas vítimas com requintes de crueldade. Antigamente se pensava que características físicas poderiam identificar tais algozes, mas com o passar dos anos, esse método se provou ineficaz. No livro publicado pela Ed. Escala, Perfil de Uma Mente Criminosa, aponta alguns dos casos mais chocantes da história policial, bem como os métodos utilizados para solução de tais crimes. 

Richard Ramirez


Com a psicologia, é possível identificar, analisar e apontar evidências, comportamentos dos perfis de criminosos como Richard Ramirez, Peter Kürten e Jack, o estripador. Brian Innes faz comparativos de casos ocorridos ao longo de todo o século XX, em várias partes do mundo. 
É aterrorizante tentar compreender a mente fria e calculista de um assassino serial e imaginar o terror que suas vítimas sentiram em seus derradeiros momentos. Estupros, sequestros, estrangulamentos eram comuns na maioria dos "modus operandi" de homens como Richard Trenton Chase, Edmund Kemper e Carmine Calabro

Edmund Kemper


O livro traz descrições que podem causar imenso desconforto ao leitor. Portanto, é uma leitura que requer cuidados, atenção apurada e um mínimo de estômago para ser realizada. A obra é ricamente ilustrada, com imagens de vítimas, cenas de prisões, julgamentos, locais onde crimes foram cometidos e também de evidências registradas/coletadas pelos investigadores.

Para leitores curiosos e que tenham largo interesse no assunto, é uma leitura essencial a fim de conhecer mais perfis e casos divulgados nos últimos anos.




34 comentários:

  1. Menina, sou bem impressionável com esses livros, ler tanta desgraça assim sequenciada, acho que dou uma surtadinha, fiquei curiosa para saber qual a abordagem psicológica para compreensão dos perfis dos assassinos utilizada no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não utilizam abordagens sobre isso, o livro é jornalístico. Ele vai descrevendo os casos e pontos principais apresentados na época que ocorreram, a repercussão e tals. Não é um livro teórico.

      Excluir
  2. Oi, Val!
    Primeiro de tudo: eu adorei como teu site tá dividido em literatura no mundo, porque mostra tua organização e também como você não para num lugar só. Eu já disse que quero super te imitar quanto a isso e pretendo (aliás, tenho até umas novidades que te conto dps).
    Agora, sobre sua resenha. Eu gostei bastante, não conhecia esse exemplar, mas gosto muito da temática e do gênero. Eu não sei se você conhece Mindhunter, tem a série na Netflix (acho que saiu a segunda temp, não é certeza), mas tem o livro. Foi uma excelente experiência!
    Enfim, você também apresentou sobre a questão do desconforto descritivo e isso é uma coisa que tem me pegado um cado pela quarentena, por isso, vou anotar e pegar depois pra ler. ♥
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah valeu hehehe
      Ainda não tá organizado como eh queria mas aos poucos vou ajeitando essas tags.
      Sim, já ouvi sobre mindhunter mas não assisti ainda pq quero ler o livro antes. Embora conheça praticamente todos os casos que ele traz..

      Excluir
  3. Eu até gosto de livros que falam sobre mentes criminosas, mas concordo que é preciso ler com cuidado e atenção sobre isso. Eu não estou num momento muito bom para livros pesados assim, mas quem sabe eu dê uma chance a ele num futuro próximo? ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um leitura muito interessante, fiquei curiosa para ler a obra e seu desenvolvimento, mas tenho que criar coragem primeiro e preparar meu estômago! Tenho uma amiga que está cursando direito e com certeza adoraria ler a obra vou indicar pra ela!

    Parabéns pelo seu trabalho
    Bjs Aruom Fênix
    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais de livros com esse tipo de assunto, esse ainda não conhecia e fiquei bem curioso para ler, meu interesse está bem aguçado. Irei adquirir meu exemplar em breve.

    ResponderExcluir
  6. Realmente me intriga muito, que em particular, os criminosos que cometem assassinatos hediondos são os objetos
    de estudo considerados mais intrigantes de se desvendar da psicologia. É curioso como a sociedade procura entender e buscar respostas para os mecanismos que levam um individuo, por exemplo, a orquestrar a morte de suas vítimas com requintes de tanta crueldade. E desvendar o pior que pode ser despertado em um ser humano como esse através da psicologia. Gostei de saber mais, embora eu só leia assuntos como esse em resenhas ou breve livros, porque sou curiosa e gosto muito de ler sobre livros que abordam esse assunto em questão e de como funciona o psicológico do indivíduo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade até tenta mas acredito que nunca teremos uma resposta precisa a respeito...heheh

      Excluir
  7. Oi Val!
    Você já deve ter me visto conversando com a Thaís Rory sobre o tema.
    Me interesso muito sobre a mente humana e esse tipo de leitura tem se tornado cada vez mais presente entre meus livros.
    Adorei a dica desse livro porque é um que eu não tenho e nem conhecia.
    As descrições de modus operandi e imagens são sempre chocantes mesmo.
    Alguns dos citados nessa pra eu nunca li sobre, então será um ótimo objeto de estudo.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, vi sim. 🤗🤗
      Eu tbm, mlr. Desde que me entendo de gente ficava catando essas coisas pela Net. Kkkkk

      Excluir
  8. Oi, Val.

    Gostei da resenha e da obra. O tema do livro a mim muito interessa, mas realmente é uma leitura para quem tem estômago. A primeira experiência que tive com livro do gênero, Made um Brazil da Illana Casoy, me deixou com uma gastura tão grande que o cheiro do livro me passou a ser associado a coisa ruim, a chorume e aos crimes horroroso que estava lendo. A parte psicológica é o que mais me atrai e saber o funcionamento da mente dessas pessoas, é o que me atrai para a leitura. A edição dele parece ta muito caprichada também 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Made in Brazil não li ainda. li outro dela, mas ja tem muitos anos..

      Excluir
  9. Oi Val... Eu tenho também essa obra. Eu adoro demais estudar a mente da pessoa com transtorno de personalidade antissocial. Isso me encanta desde a faculdade de psicologia e me acompanhou nas escolhas posteriores das pós graduações que fiz.
    Eu tenho muuuito material sobre o assunto. Mas algo é certo: muitas coisas não tem explicação!!!!
    Como dizem popularmente: "Nem Freud explica!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é kkkkkk nem Freud, que dirá nós, reles mortais kkkkkk
      Bj, Carol 🤗

      Excluir
  10. Eu amo livro desses gêneros e eu já adicionei esse na minha lista, que inclusive já está enorme hahahahah! Amei suas fotos <3 e essa resenha incrível? Amei demais

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Esse é um tema que rende muitas discussões. O que leva uma pessoa a praticar determinados atos ou ser de um jeito. Muitas vezes outra pessoa nas mesmas condições se torna um empresário bem sucedido, jogador de futebol, uma pessoa comum. Como explicar isso? Realmente são necessários anos de estudo. Dá até um frio na barriga imaginar uma pessoa dessas perto de nós. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Sempre vão ter estudos e pessoas abordando o tema. Bom pra nós, leitores curiosos hehe

      Excluir
  12. Adoreeei o livro! Sou maluca por essas análises psicológicas de serial killers ou assassinos hediondos, acho extremamente interessante! Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  13. Uau! Ainda não conhecia a obra mas fiquei bastante curiosa. Gosto muito de ler sobre crimes, serial killers e etc.
    Vou anotar a sua dica e espero ler em breve.
    Acredito mesmo que precisa ter estômago forte, pois esses assuntos são bastante pesados. Porém eu gosto de tentar entender melhor como funciona a mente de um psicopata.
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sou suspeita pra falar de obras assim porque bem sabemos que adoro kkk, foi por esse motivo que iniciei minha graduação por esse fasciinio por assassinos, eu já quero essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não faria o curso só por causa deles kkkkkkk mas que gosto de ler sobre, não nego xD

      Excluir
  15. Eu gosto muito de livros assim, muito mesmo e não conhecia esse, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito do tema e tanto leio quanto assisto séries e filmes sobre o assunto. Gosto bem de avaliar a história por trás das maneiras de identificar e entende a mente de um criminoso de um vai tão alto de crueldade. Lembro de em alguma dessas incursões no assunto de perceber como alguns métodos iniciais eram pautados em pesquisas científicas biológicas muito racistas, como a craniometria. Procurarei esse volume para leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles tinham esse pensamento mesmo. Tosco, pra não dizer estupido...

      Excluir
  17. Oi Val, adorei a dica. Achei extremamente interessante sua resenha. Esse é um assunto que chama muito a minha atenção. Li alguns casos q vc citou no livro "Mindhunter" e alguns outros que abordam seriais killer. E claro, em alguns documentários e séries de tv tbm.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.