Historietas e aforismos de Kafka

 Recebi de uma amiga o exemplar intitulado Contos, fábulas e aforismos, de Franz Kafka, e tão logo me foi possível, dei início à leitura. Publicado pela Ed. Civilização brasileira, trata-se de um conjunto de contos, historietas e "frases de efeito" do escritor tcheco Franz Kafka, falecido em 3 de junho de 1924. 




A obra de Kafka não é gigantesca, mas possui grande relevância na literatura mundial. Criador da célebre obra A metamorfose, Kafka pediu a um amigo que queimasse seus escritos após sua morte, e o amigo testamenteiro não atendeu à sua recomendação [para nossa sorte].

Através desses pequenos textos, o leitor pode descobrir o escritor talentoso e significativo que foi Franz Kafka. Nota-se um teor existencialista e melancólico em sua obra, bem como um apurado senso crítico perante as burocracias e convenções sociais. 

Decerto a cada texto lido, é possível descobrir/desvelar a faceta melancólica e exigente do autor, repleta de inquietações e que desperta reflexões de seu caráter provocativo. 

Eu vivera com prazer, e morria da mesma maneira.


A virtude, num certo sentido, não passa de desconsolo.

A partir de certo ponto não há mais qualquer possibilidade de retorno. É exatamente esse o ponto que devemos alcançar.

4 comentários:

  1. Aprecio muito quando cada texto desperta reflexões! Foi uma super novidade pra mim! E gostei de saber que se trata de um conjunto de contos, historietas e até traz "frases de efeito" do escritor tcheco Franz Kafka.

    ResponderExcluir
  2. Sim, ele é bem melancólico, e sou uma grande apreciadora de seu trabalho, o livro me questão não conhecia, mas parece ótimo para iniciar no trabalho dele.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Já ouvi falar sobre ele mas não lembro de ter lido nada mais profundo sobre sua escrita. Esse último quote é bem interessante. Quase nunca conseguimos voltar atrás em nossas decisões. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.