Tarântula: poesia harmoniosa e surrealista de Bob Dylan

 Bob Dylan foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2016 e o ocorrido gerou grande polêmica. Entre os que gostaram ou não do resultado, é inegável reconhecer o talento do artista na música, sendo o criador de composições de forte cunho social, que levanta críticas a respeito de temas como racismo, antissemitismo, política e afins.




Tarântula soa como uma espécie de extensão de suas letras no campo da poesia. Contém versos como estruturas alternadas, que vão da prosa poética ao verso, sem lógica aparente. Os textos de Tarântula remontam ao período em que Highway 61 Revisited e onde on Blonde eram lançados na mídia. É possível notar ecos de músicas como Tombstone Blues e Desolation Row na tonalidade de seus devaneios lírico-poéticos. 


Traduzido numa nova edição por Rogério de Galindo e publicado pela Tusquets Editores, Tarântula é um brinde ao reconhecimento dos fãs para com sua obra. e também uma afirmação de seu caráter turbulento-criativo, que permite ao leitor uma viagem pela mente surrealista de Bob, em meio a protestos político-sociais, urbanidade e cotidiano do artista e da sociedade em que estava inserido.



11 comentários:

  1. Parece ser uma história sensacional, para os fãs é um presente e tanto. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. gente eu bem desinformada nem sabia que ele tinha escrito um livro que era relacionado e diretamente linkado as suas músicas e ainda de modo bem diferente, com outros gêneros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita xD
      Tô dooida pra ler as crônicas dele. Talvez ainda esse ano.

      Excluir
  3. Não sou fã do Bob, nem nada... Mas, me lembro dessa polêmica na época!!!
    Eu gostei do que você expôs a respeito da obra, e creio que daria a oportunidade para esse livro caso ele venha a passar por mim.
    Suas dicas e indicações são sempre certeiras. Adoro!! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Curioso saber como o fato dele ganhar o Prêmio Nobel de Literatura tenha gerado tantos descontentamentos por parte de alguns e gerado até polêmica. Acho interessante ele ser o criador de composições de forte cunho social, além de levantar críticas sobre temáticas como racismo, antissemitismo, política e afins. Além de possuir esse veio artístico como grande nome da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi bem tenso a questão da crítica na época da premiação.

      Excluir
  5. Olá!
    Interessante, não sabia que ele tinha ganhado um prêmio Nobel da paz e nem sobre a polêmica acerca disso. Que bom que a obra ganhou uma nova edição.
    Com certeza é uma obra que lerei em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me amarro essa edição da Tusquets. Adoro o padrão das capas deles

      Excluir
  6. Não sabia da existência da obra e nem da polêmica, o livro tem uma pegada bem diferente, parece ser uma ótima obra.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.