Eu, robô - um grande clássico da Ficção científica - Isaac Asimov

 Escrito em 1950, Eu, robô - do escritor russo Isaac Asimov - é um das grandes obras-primas da Ficção científica. Composto de contos que falam sobre a interação do Homem com as Máquinas, destaca-se no gênero por apresentar as Três Leis da Robótica - princípios criados pelo escritor que tratam de limitar e controlar o funcionamento dos robôs, a fim de que eles não ataquem os Seres Humanos em dado momento de sua funcionalidade.


Através dos dez contos que compõem o livro, vamos acompanhando o processo de desenvolvimento dos robôs, interagindo com os Homens. A protagonista Susan Calvin é uma psicóloga e roboticista,  funcionária de uma empresa chamada U.S. Robot and Mechanical Men, Inc. Prestes a se aposentar de seu cargo, ela concede uma entrevista falando sobre seu trabalho na área de criação de cérebros positrônicos e os avanços que a Robótica teve ao longo dos anos. 

A estrutura dos contos se baseia em entremear situações ocorridas com Calvin, com seus colegas de trabalho e com a existência/função dos robôs. Considerada uma leitura essencial para os aficionados por Ficção Científica, Eu, robô ganhou uma adaptação para os cinemas, mas para muitos fãs da obra escrita, não foi uma adaptação bem sucedida. Existem várias discrepâncias no roteiro que fazem com que o filme seja bem aquém em comparação ao livro de Asimov.


Para adquirir um exemplar, basta clicar nesse link. 


Isaac Asimov nasceu em 1920, em Petrovich, mas foi naturalizado americano em 1928. Além de autor de livros de ficção, escreveu ao longo da vida diversos artigos relacionados à Ciência. Faleceu em decorrência da AIDS em 1992. 



4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Acredita que só descobri a existência desse livro ano passado? Eu só conhecia o filme, que não assisti ainda. Confesso que sai um pouco da minha zona de conforto, mas tenho vontade de ler mais obras de ficção científica e esse está no meu radar para ler futuramente. Amei o post! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante em saber sobre este escritor, gostei demais sobre o livro que mostra a ideia das leis da robotica naquele periodo, assiste o filme relacionado a este livro com o Will Smith, deixa bem marcada. Gostei de saber sobre o escritor.

    ResponderExcluir
  3. lembro que na adolescência quando li esse livro eu amei, mesmo não entendendo tudo da parte de scifi eu amei de todo modo, hoje em dia não lembro muito da leitura kkk.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Valéria!
    Sempre ouvi falar deste livro e tinha certa curiosidade. Mas não um motivo para chegar nele. Acho que depois de sua resenha o motivo chegou viu! Consegui ver a obra por outra perspectiva e gostei bastante!

    Obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.