Úrsula - Maria Firmina dos Reis

 Publicado em 1859, Úrsula foi escrito por Maria Firmina dos Reis, mulher negra, em pleno período escravocrata do Império. Considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, apesar de não trazer a figura do negro como protagonista, há que se afirmar que o papel de seus personagens negros secundários configuram importantes representações da sociedade na época. 

A trama é sobre Úrsula - que dá nome à obra - e o rapaz Tancredo. Um amor que está prestes a ser destruído por completo porque um parente da moça deseja casar-se com ela, contra a vontade desta, após um grande infortúnio se abater sobre a protagonista. 



A narrativa do romance segue um padrão linear, e ao longo dela vão sendo inseridos personagens negros que tem uma participação significativa e crucial para o seu desenlace. Apesar de apresentar as características comuns ao gênero dos folhetins publicados na época, Úrsula possui um tom de combate à questão escravista, embora incutidos de maneira sutil, subjetiva no decorrer dos acontecimentos. 

Na edição que tive a oportunidade de ler, contamos ainda com um conto de caráter abolicionista intitulado O escravo, um conto indianista - Gupeva - e uma seleção de poesias que abordam temas como a escravidão, sexismo e o papel da mulher na sociedade oitocentista. É possível notar também um caráter nacionalista na antologia. 

Voltando à Úrsula, outro ponto interessante notável que merece ser debatido seria a questão do homem que não aceita uma recusa e se acha no direito de ter uma mulher como sua propriedade. Esse fenômeno social não se limita apenas àquele período, mas se estende até a atualidade, extrapolando os limites do ficcional. 

Em suma, Maria Firmina, maranhense do século XIX, deixou uma obra importante e tardiamente reconhecida, mas que certamente tem seu valor nas Letras Brasileiras.


Para comprar um exemplar de Úrsula, basta clicar neste link


2 comentários:

  1. Quero ler Úrsula este ano, mas pretendo que seja a versão física, acho digno ter o livro dela em casa, na estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to doida pra comprar a versao fisica, porque li o ebook. e vou reler ^^

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.