Tudo o que poderíamos ter sido - Zeka Sixx



Zeka Sixx retorna ao universo das letras em sua mais nova obra, intitulada Tudo o que poderíamos ter sido, publicada pela Editora Coralina


Assim como a obra antecessora - A era de Ouro do Pornô - temos os elementos já recorrentes em sua escrita, possuindo o mesmo ritmo alucinante e psicodélico, algo que Zeka faz com maestria. 


A trama é ambientada em 2016, num cenário caótico da política brasileira, que já dá claros indícios de piora eminente. Acompanhamos o dia a dia de três jovens que terão seus destinos cruzados, tratando-se de indivíduos que compartilham de uma Porto Alegre, outrora efervescente, e que se encontra em decadência, para os padrões dos personagens: eles já viram dias melhores na capital gaúcha nos tempos de juventude inconsequente e aventureira...


César, Julia e Lola possuem mais elementos em comum do que imaginam e transformam suas noites em momentos orgiáticos, regados a drogas, bebidas, sexo e desilusões.


A obra tem um teor erótico que soa divertido, escatológico e vertiginoso, mascarando e ao mesmo tempo desvelando indivíduos cansados - que carregam nos ombros um vazio existencial - e tristes. 


Os diálogos são lugar-comum, cheio de gírias típicas de sua geração, e ao mesmo tempo mordazes, representando bem a modernidade líquida do século XXI.

20 comentários:

  1. Adorei a capa, o tema e a linguagem mordaz. São elementos que me atraíram no livro.

    ResponderExcluir
  2. nunca li nada do zeka, conheço vagamente o autor e ja li resenhas sobre suas obras mas nada que me deixasse curiosa como a sua resenha. gosto da ideia de ler algo bem louco, psicodelico e cheio de aventuras e desventuras de jovens brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha incrível, parece um livro bem centrado na perda de esperança diante de cenários políticos decadentes, bem como de uma geração perdida, sem muitas referências importantes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oie Val! Que dica interessante. Parece ser um livro bem forte ao mesmo tempo que bastante envolvente. Gosto bastante dessas histórias com vários elementos a serem considerados, alguns inclusive camuflados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, a leitura fisga a gente de uma maneira que não dá pra parar de ler

      Excluir
  5. Oioi! Gosto desses livros que abordam a vida em seu lado mais difícil, mostrando as nuances que, muitas vezes, insistimos em "apagar". Vou conferir o livro. Obrigada pela dica. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de livros com temas brasileiros, confessor que não me chamou nenhum pouco de atenção, mas pra quem curte parece muito legal.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa proposta de inserir um cenário caótico da política brasileira, cujo já dá claros indícios de uma piora eminente, fato verídico que podemos observar na situação da nossa política atual. Infelizmente. E tudo isso, trazendo uma trama ambientada no ano de 2016. Penso que será importante acompanhar o cotidiano desses três jovens que terão seus destinos cruzados. Achei uma leitura super válida!

    ResponderExcluir
  8. “ Os diálogos são lugar-comum, cheio de gírias típicas de sua geração, e ao mesmo tempo mordazes, representando bem a modernidade líquida do século XXI.”

    Essa frase em específico me fez querer ler ainda mais esse livro! Parabéns pela resenha bem feita <3

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Achei interessante a premissa. Lembro de você ter mencionado esse outro livro anteriormente. Gostei pelo fato de ser ambientada no Brasil, mais ainda por ser no RS. É um estado que tenho gostado cada vez mais. Engraçado que sempre que ia viajar pensava em qualquer lugar/estado, mas o RS nunca foi opção até conhecer meu atual namorado. Acompanhar o período histórico que o país está vivendo levanta muitos questionamentos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho muita vontade de conhecer o RS o livro me transportou pra la hehe

      Excluir
  10. Oiiii Maria,

    2016 ja estavamos vivendo em um Brasil muito caotico entao imagino como deve ser maluco a vida dos 3 meninos durante o dia a dia.
    Vou ler um pouco mais do autor aqui no site, para entender um pouco mais da escrita dele
    Achei legal ele mostrar um pouquinho de porto alegre, que é bem fora dos padroes dos autores nacionais

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.