Auto do Frade - João Cabral de Melo Neto

O peso do morto é o motor,

porém o carrasco é o operário.



Escrita em 1984, a poesia Auto do frade, de autoria de João Cabral de Melo Neto, é uma trama com fundo histórico a respeito da condenação e posterior fuzilamento de Frei Caneca, importante personagem da História brasileira e de Pernambuco, que participou da Confederação do Equador, no ano de 1825. 

Preso há mais de um ano, o cortejo que leva o réu à forca se dá pelas ruas da cidade de Recife, sendo acompanhado pela população, que assiste ao evento. Foi acusado de querer separar Pernambuco da Coroa Portuguesa e sendo assim, a morte por enforcamento foi a sentença que lhe coube. Porém, em dado momento o carrasco se recusa a executar a sentença e os oficiais precisam encontrar alguém que o faça. 

João Cabral é conhecido por abordar a morte ao longo de sua obra, a partir de contextos sociais. O poema se desenvolve à medida em que o Frei vai se aproximando da praça onde será enforcado. O texto é denominado como Auto, assim como outras obras literárias, que se utilizam desse tipo de construção narrativa para contar uma história. Geralmente eram realizados em ambiente público, e orquestrados por autoridades clericais, punindo prisioneiros revoltosos, envolvidos em conflitos, revoluções e que oferecessem perigo ideológico em que contestassem a autoridade da Igreja. 

Padre existe é para rezar
pela alma, mas não contra a fome.

Certamente uma leitura indispensável para os amantes da História pernambucana, e aos apreciadores da escrita vigorosa de João Cabral.

Para comprar o livro, clique no link abaixo. Dessa forma, você estará apoiando meu trabalho como divulgadora de conteúdo literário.
Viele Danke!

5 comentários:

  1. Acho que é uma leitura fundamental para os manates da História do Brasil hehehehe... o livro tem um valor cultural, além de literário. Gostei da leitura, foi rápida, pena não ter participado do bate-papo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o fato da poesia trazer uma trama com fundo histórico a respeito da condenação e mais tarde fuzilamento de Frei Caneca. Pouco vejo sobre essa importante figura da História brasileira e de Pernambuco, além de sua participação na Confederação do Equador. Achei imensamente importante essa riqueza cultural e histórica que compõem essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. acredito ser uma leitura importante para os brasileiros lerem de modo geral, conhecer nossas histórias é sempre um modo de não cometer os mesmos erros e crimes.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de ler essa obra, do autor só li Morte e vida Severina. Gosto de histórias regionalistas e com certeza irá me agradar demais.

    ResponderExcluir
  5. Deve ser maravilhoso conhecer uma história que fala de Pernambuco, Tenho família lá e já visitei também. Já quero anotar essa dica aqui.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.