╬† O golem - Gustav Meyrink ╬†

 


Considerada uma obra-prima da literatura fantástica, O golem, escrito por Gustav Meyrink é uma publicação da Editora Carambaia. Foi lançado originalmente em 1915, tendo sido um sucesso de vendas. Inspirou filmes, peças teatrais e óperas, além de ter sido referência para autores do gênero de horror-fantástico. 

O golem é uma criatura que faz parte do folclore judaico. É um ser moldado em barro pelas mãos humanas [interessante analogia à criação do Homem]. De acordo com as lendas em torno deste ser mitológico, a criatura existe para defender os judeus e sua comunidade de ataques antissemitas, mas acaba por se voltar contra o rabino que lhe deu vida. 

Repleto de simbolismos, O golem carrega traços de ocultismo e misticismo. Com uma ambientação na cidade de Praga, a narrativa percorre becos escuros e sinuosos, passagens secretas, intrincadas, habitadas e frequentadas por criaturas humanas igualmente soturnas envoltas em mistério, decadentismo e sombras. 






Athanasius Pernath é um mestre joalheiro protagonista da trama. Além dele, outros personagens notórios se fazem presentes em diversas passagens, como uma jovem prostituta, um sábio religioso e sua filha, além de um estudante encarregado de uma vingança. Ao se envolver com tais figuras, o próprio Pernath parece buscar a si mesmo, numa espécie de encontro com o 'eu', da mesma maneira que os demais indivíduos, que parecem perdidos numa atmosfera imersa em questionamentos existencialistas de cunho psicológico. A linha entre o real e sonho é tênue. E Pernath se envereda por estas reentrâncias alucinógenas. 

Uma das adaptações mais marcantes do Cinema Expressionista Alemão tem vaga inspiração no livro. Dirigido por Paul Wegener, O Golem é um dos grandiosos filmes do gênero. 



Para adquirir um exemplar e contribuir com o funcionamento deste blog, compre com o link abaixo. Viele Danke!




Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.