Cloro, de Alexandre Vidal Porto

Escrito por Alexandre Vidal Porto e publicado pela Editora Companhia das Letras, Cloro aborda a vida [ou pós-vida], do personagem Constantino, que faleceu em uma sauna gay, repentinamente, de AVC. O que até então não seria problema se Constantino não fosse um homem de meia idade, heterossexual, com mulher e filhos e ocultasse sua orientação sexual das pessoas que conviviam com ele.  



Após a sua morte, em um lugar que poderíamos considerar como uma espécie de limbo, ele rememora sua vida, desde a infância até o momento solitário de sua morte. Durante a narrativa, o leitor vai conhecendo Constantino e seus temores e angustias, de esconder quem de fato era por medo de uma rejeição social que costuma acompanhar a vida de um homossexual.

A partir das experiências com outros homens, levando uma vida dupla, ele conhece Emilio, diplomata que conhece em uma de suas viagens, em Brasilia. A relação afetiva dos dois permeia toda a trama e nos faz refletir acerca de como nós mesmos conduzimos nossas relações amorosas, em situações que -  em boa parte de nossas vidas -  precisamos esconder por receio de julgamentos alheios, e de como isso afeta nossa existência.

Com uma linguagem íntima e emocionada, Alexandre Vidal nos proporciona uma perspectiva de enxergar a vida como finita, e que pode se esvair mesmo quando nos encontramos na melhor fase dela. Tudo é efêmero e se esvai numa questão de segundos. Vale a pena esconder quem nós somos se ao fim de tudo o que nos resta é a morte?

Para adquirir um exemplar, clique neste link e ajude a manter o funcionamento do canal!


Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.