Índices Flutuantes - Marina Tsvetáieva

 Nascida em 1892, Marina Tsvetáieva foi uma poeta russa, sendo considerada um dos grandes nomes da poesia clássica de seu país. Sua primeira coletânea de poemas foi publicada em 1910. Perdeu os pais precocemente, vindo a casar-se e torna-se mãe ainda em seus anos de juventude. Produziu incessantemente, tendo publicados seus trabalhos também nas línguas alemã e francesa. 


Além de poemas, também escreveu peças de teatro, textos em prosa e ensaios. Indícios Flutuantes é um punhado de poemas outrora publicados em outras coletâneas, tendo sido traduzidos nesta edição da Ed. Martins Fontes por Aurora Bernardini. A edição é bilíngue, e conta também com um prefácio assinado pela tradutora. 

Como lágrima morna - 

Uma gota nos olhos entorna.

De uma altura sem fim, 

Alguém chora por mim. 

 A poesia de Tsvetáieva carrega uma densidade que pode ser encontrada em meio aos russos, representando aspectos da cultura melancólica de seu país. Seus versos de modo geral não apresentam rimas, mas conseguem passar ao leitor uma sonoridade pungente a cada verso. Há uma cadência potente e lírica em sua poesia, que desvela uma faceta forte de sua autora. 

Sua vida foi permeada de acontecimentos trágicos que culminaram em sua morte por suicídio no ano de 1941. 


Para adquirir um exemplar, acesse este link!



Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.