[para isso fui chamado: poemas] - Czesław Miłosz

Sendo um dos vencedores do prêmio Nobel de Literatura, no ano de 1980, Czesław Miłosz foi um poeta lituano, naturalizado polonês, nascido em 1911. A região onde vivia era pertencente ao Império Russo, sendo uma importante testemunha das mudanças políticas que ocorreram em seu país durante o início do século XX.




A Editora Companhia das Letras publica em 2023 o livro [para isso fui chamado: poemas], trazendo um compilado de seus principais poemas, escritos ao longo de sua vida. Além de poemas, escreveu ensaios, romances, cartas, atuando também como tradutor, revelando uma faceta versátil em seus escritos. 

Através de seus versos, desvelou aspectos profundos da natureza humana, tendo como pano de fundo um cenário de guerras, vivenciando períodos históricos importantes da sociedade europeia, desde a Primeira Guerra Mundial até a virada do Século XXI. 

Disposto de maneira cronológica, o livro perpassa todos os momentos da produção poética de Miłosz. Dentre  suas principais obras, destacam-se Mente Cativa, Poema sobre o tempo congelado e Cercanias ao longe. 

E quem sabe a arte, para nós, mentirosos, seja um meio de exprimir de modo oblíquo as mais irrefutáveis verdades? 

A może sztuka, dla nas, kłamców, jest środkiem wyrażania w sposób okólny najbardziej nieodpartych prawd?


Para adquirir um exemplar, clique aqui!

 

Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.