Um corpo de mulher - Fernando Sabino

 O personagem dessa breve novela escrita por Fernando Sabino décadas atrás se depara com uma cena inusitada a partir de sua vista numa janela de quarto de hotel: o corpo de uma mulher caindo de algum andar acima em direção ao asfalto da rua. Suicidio ou alguém teria assassinado aquela mulher?

Jaques Olivério adentra então em uma investigação pessoal a fim de descobrir detalhes sobre aquela morte misteriosa. Mas a partir desse evento inusitado, ele parte também numa jornada de encontro ao seu passado. 

Uma infeliz coincidência com a vida real é que em meados dos anos 1940, o autor presenciou um suicidio quando esteve em um hotel no Rio de Janeiro, quando uma mulher se jogou de uma sacada. Ele era jornalista, vivendo num período em que o mundo voltava os olhos para a guerra que findava na Europa, e em nosso país havia um sentimento de  renascimento do poder democrático, que lutava e resistia contra a ditadura de Getúlio Vargas. 



A novela flui de maneira soturna rumo ao desfecho e possui ares de filmes noir. A escrita de Fernando Sabino conduz o leitor vorazmente pela trama e investigações do Jaques que busca respostas para aqueles acontecimentos tão inesperados. 

Para aqueles já habituados com a obra do contista, é fácil enveredar-se por sua aura de suspense e drama. E para os leitores que sequer conheciam seus escritos, eis uma bela porta de entrada, que proporciona momentos de absorção numa história que traz à tona um enredo comovente e sensível.

Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.