Feliz ano Novo, de Rubem Fonseca

 



Feliz ano Novo é um livro de contos do escritor Rubem Fonseca, considerado por muitos como sua obra-prima, ou - pelo menos - um de seus mais polêmicos. Chegou a ser censurado nos anos de chumbo, os 21 anos em que o Brasil viveu sob um regime de Ditadura Militar. Segundo a Censura, o livro tinha conteúdo impróprio, que ia contra os bons costumes e a moral da sociedade. 

Nascido em 1925, Rubem Fonseca escreveu mais de 20 títulos, dentre eles Agosto, O caso Morel e O cobrador. Apesar da censura, que alegou apologia à violência, os contos de Feliz ano Novo desvelam ao leitor personagens marginalizados, bem construídos e que representam as variadas camadas sociais da época. 

Uma das características mais marcantes na escrita do autor é a linguagem visceral, contundente que impregna os cenários e seus personagens. Além da violência, temas como sexo e conflito entre as classes burguesa e pobre são constantes nas tramas. 

Um dos contos mais perturbadores é sobre um pai de familia, que - escondido de todos - atropela pessoas na rua por puro deleite. Agruras de um jovem escritor aborda o assassinato de uma mulher, morta pelo marido. O outro fala sobre perseguição que culmina em morte. Feliz Ano Novo, homônimo, é sobre um assalto que atinge graves proporções e termina em "pizza", ou - na verdade - em brinde de reveilon.. 





Rubem Fonseca recebeu o Prêmio Jabuti 5 vezes, tendo sido premiado também com os prêmios Camões e Juan Rulfo. A Editora Nova Fronteira possui vários títulos do autor publicados. Além de contos, escreveu novelas, crônicas e romances. 



Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.