Retrospectiva 2012 [sobre livros]

Olá a todos... Resolvi montar uma significativa retrospectiva com minhas melhores leituras de 2012... Eis a lista...

  • A aventura que me tirou o fôlego:

Robinson Crusoé, Daniel Defoe



A compra/leitura desse livro se deu por conta de uma cadeira eletiva que paguei no 1º semestre da faculdade, que consistia em estudar/resenhar clássicos da literatura de 'horror' do século XIX. Mesmo sendo uma aventura, o título carrega temas pesados sobre existência, sobrevivência em local inóspito e solidão. Leitura impressionante. Recomendo! Minha edição é justamente com essa capa, da Ed. Abril Cultural.

  • O suspense mais eletrizante:

Resident Evil - a conspiração da Umbrella, S.D. Perry


A compra desse título se deu por acaso, quando procurava algo pra dar de presente de aniversário a Minho ♥ e como ele, assim como eu, é loucamente viciado na franquia de games Resident Evil, achei que valeria a pena comprar. Afinal, eu daria o livro pra ele e poderia ler também. Meu namorado não tem o hábito de ler, mas amou o livro, leu rápido e se apaixonou, assim como eu. A história é praticamente igual à história do 1º jogo [plataforma Playstation] exceto alguns detalhes, que não atrapalham em nada a genialidade do enredo [ao contrário dos filmes... aqueles lá, da 'Alice super poderosa...' tsc tsc...] Enfim, essa capa linda é da edição que comprei, o livro é demais mesmo. 

  • O clássico que me marcou:
Dracula, Bram Stoker

 A leitura desse livro, assim como Robinson Crusoé, se deu  por conta de uma cadeira eletiva que paguei no 1º semestre da faculdade, que consistia em estudar/resenhar clássicos da literatura de 'horror' do século XIX. Há muitos anos eu desejava ler esse clássico, e quando a oportunidade surgiu, agarrei logo a chance, e gostei tanto da obra que foi uma das que utilizei para meu ensaio-avaliação da cadeira [junto com o corvo, de Poe e O morros dos ventos uivantes, de Brontë] 

  • O terror que me deixou sem dormir: 
Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe


A leitura desse livro se deu porque, como sou louca por literatura de horror e clássicos, a mãe de uma amiga querida me deu vários títulos de sua coleção, incluindo justamente essa obra de Poe. Já tinha lido vários contos dele em e só tinha uma edição da ed. Paz e Terra [que emprestei e não me devolveram...], mas esse Histórias extraordinárias eu não tinha, e essa edição é uma das melhores, recheadas de contos pesados e terroríficos, que me deixaram sem dormir, até pesadelos eu tive em alguns momentos, tal seu nível de horror]. Destaque para O poço e o pêndulo,  O gato preto, A queda da casa de Usher, Metzengerstein  e O mistério de Marie Rogêt. 

  • O livro que me fez refletir:
A arte da prudência, Baltazar Gracián


Mais um título que tive acesso e conhecimento graças a uma cadeira eletiva que paguei no 2º semestre de 2010, sobre Literatura espanhola no Século de Ouro. Dentre autores como Lope de Vega, Calderón de la Barca e Miguel de Cervantes, conheço o até então desconhecido pra mim - Baltasar Gracián. O livro é um conjunto de frases que me fizeram refletir bastante sobre a 'arte de ser prudente', de como poderia aplicar tudo o que li na minha vida, ao meu redor, a fim de evitar decepções e pessoas 'ruins'. Longe de ser um 'auto-ajuda', o livro é bem interessante. A minha edição é da Martin Claret. 


  • Um livro que me fez chorar:

A mala de Hana, Karen Levine



Histórias sobre guerra sempre me fazem chorar e com esse livro não foi diferente. Até minha irmã se apaixonou pela garotinha que dá nome ao livro e chorou também por seu triste destino.

  • O livro de fantasia que me encantou:

E.T. o extra-terrestre em sua aventura na Terra, William Kotzwinkle


O filme é encantador e marcou minha infância, nem sabia que havia o livro. Numa visita a um grande amigo meu, dono de um acervo incrível, me deparo com o título. Fiquei tão surpresa que que ele me deu de presente. E.T. é um fofo, sou completamente apaixonada por esse personagem. 
  • O livro que me decepcionou:

Fausto, Goethe.

Já falei a respeito desse título aqui no blog: 3 livros que me decepcionaram



  • A frase que não saiu da minha cabeça:



"Morrera de tudo: uma dose regular de heroína puríssima, misturada a muitos anos de alcoolismo, muitos e muitos gramas de barbitúricos e anfetaminas. E algumas substâncias mais sutis como solidão, desespero, um tanto de masoquismo, um tanto de revolta, um tanto de loucura, os blues cósmicos..." do livro Janis Joplin - Por ela mesma, Atanásio Cosme. minha edição da Livro-Clipping, da Martin Claret [14, 00 na banca de revistas de Carpina-PE]

  • O personagem do ano:  
Dracula, na pele de Bela Lugosi. Sempre que o personagem de Stoker me vêm à cabeça, é Bela quem visualizo...


  • O autor revelação:


Moacyr Scliar

Li 4 títulos dele: Os melhores Contos de Moacyr Scliar [tenho meu exemplar], Max e os Felinos, Edén-Brasil e O exército de um homem só.  E já peguei emprestado uns 4 ou 5 títulos dele pra ler nessas férias. A imagem é a capa da edição que tenho, comprada a um amigo e que me despertou a atenção por ser um autor que nunca tinha ouvido falar e por ser de contos, comprei tem uns anos mas só em 2012 tive a vontade de ler. Me surpreendi... 

  • O melhor livro nacional:


O quinze, Rachel de Queiroz


Retrato triste e cruel da seca que abalou o Ceará em 1915 e que a autora discorre com maestria. Clássico da literatura brasileira, que eu ouvi falar em meus tempos de ensino médio mas só em 2012 tive a chance de comprar e ler. A imagem é a capa da minha edição. 

  • O melhor livro que eu li em 2012:


Não consegui escolher apenas um. Eis minha modesta seleção, por ordem de lidos:

Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley [ganhei de presente no meu aniversário de 2010] Momow sempre me dá títulos maravilhosos, ele nunca erra na escolha...
Frankenstein, Mary Shelley [ótima recomendação de leitura]
Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída..., Kai Hermann e Horst Rieck [comprado num sebo em Recife por 4,00 reais, em fevereiroo/2012]
Dracula, Bram Stoker [falado nesse post]
Perdidos na Noite, James Leo Herlihy [peguei emprestado com um amigo porque adorei o filme]
1984, George Orwell [peguei emprestado na Biblioteca da UPE]


  • Li em 2012 
115 títulos


  • A minha meta literária para 2013 é:


Não tenho mania de organizar a leitura dos títulos, deixo em aberto, mas posso dizer os que provavelmente lerei nessas férias: Moacyr Scliar, James Joyce, Henry Miller, Gabriel García Marquez, Milan Kundera, Stieg Larsson, terminar os quadrinhos de Watchmen, Nietzsche, Júlio Ribeiro e pra começar 2013, lerei Lolita, de Nabokov [assim que terminar Yukio Mishima].
Pretendo comprar os livros que já li e ainda não tenho os meus exemplares, comprar ao menos 2 livros de bolso por mês e reler uns preferidos, além de postar com mais freqüência aqui no blog.
Ah, e esse ano teremos Bienal do Livro em Recife - vou aproveitar pra comprar mais livros e quadrinhos, visitar mais vezes a Geek.Etc.Br [em breve post sobre essa loja aqui] e me concentrar nas leituras do Grupo de pesquisa.

Por hoje é só. Espero que apreciem. 
Beijos aos que sempre passam por aqui... :D

E um Feliz 2013!!! 

2 comentários:

  1. Adorei a sua retrospectiva,sempre fico com vontade de ler alguns títulos que vc cita mas que eu ainda não conhecia *.* e nisso a minha lista de desejados só aumenta hahaha

    ResponderExcluir
  2. desses dai eu queria ler o dracula *-*
    adorei a retrospectiva amore

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.