Bienal do Livro PE 2013 [Parte I]

Minho, Gabriel, Eu, Hortênsia, Márcia e uma amiga de Márcia que não conheço...
E como prometido, eis o post sobre a Bienal do Livro PE [Parte I]. Minhas considerações a respeito desse ano não foram muito agradáveis. Achei a organização bem falha em alguns pontos, a variedade de livrarias bem escassa, aluns estandes foram 'preenchidos' com artesanato e afins, porque não haviam mais livrarias dispostas a alugar o espaço. Sem contar o preço abusivo dos livros. Em tempos de Bienal, esperamos encontrar títulos com preços mais em conta. Muita gente sai do interior do Estado pra participar da semana do evento, porque não tem acesso a livrarias na cidade onde mora, e tem que se virar pagando fretes caros na Internet. Com a Bienal, a chance é de comprar livros mais baratos, e não foi esse o caso nessa edição da Bienal. Claro que encontrei alguns livros a R$ 2,50 R$3,00 mas os Best-sellers chegaram ao ponto de estar mais caros que nas lojas on-line. Absurdo uma coisa dessas. 


Um ponto positivo foi a entrada franca, pois no início cogitaram que seria paga a entrada. Achei a organização temática bem fraquinha, comparada às edições anteriores que eu fui. Esse ano, o tema foi sobre Futebol [por causa da copa, será?], não vi muitas variedades de livros e os escritores que vieram não acrescentaram muita coisa ao evento. Não que sejam ruins, só achei que deveriam ter vindo mais alguns... Outro problema é que na Bienal daqui, as grandes editoras mandam seus 'representantes', mas nunca montam um estande. Logo, os preços são dados pelos lojistas, e não pelos fornecedores. Nada de desconto, então... Peguei diversos marcadores, alguns panfletos, e um mapa da Feira fez muita falta, deveriam ter disponibilizado isso também... 
Aida linda e eu ♥
Enfim, agora vamos falar sobre minha 'aventura na compra de livros'. Fui com Minho e lá acabamos encontrando alguns amigos meus da faculdade, pois a Universidade de Pernambuco teve grande participação nessa Bienal, inclusive alguns professores meus lançando livros, palestrando e batendo um papo legal no Café Contexto. Achei muito bacana essa integração com a Bienal. Vi meu querido Gabriel, Hortênsia, Márcia e a lindona da Aida, tiramos algumas photos... Levei duas bags e ambas voltaram cheias e pesadas. Apesar de eu não ter comprado tanto quanto eu queria...


Consegui completar minha coleção de mangás de Utena, só tinha a primeira de dez edições, e comprei 4 por R$10,00 todas as outras. Logo no início do evento, Minho e eu ganhamos algumas revistas de brinde, e até um rádio de pilha pequenininho [que dei ao meu pai]. Achei um livro na minha área por apenas R$10,00, uma edição de Asterix pelo mesmo preço e consegui completar duas coleções da Larousse que eu tenho, além do meu primeiro livro de Caio F. Abreu e finalmente ter comprado O pequeno Príncipe. [pude ler minha própria edição, e não uma xerox do livro como li há alguns anos...]

Minho e eu...
Eis minha pequena lista: ao todo foram 13 títulos, 10 quadrinhos e 4 revistas.

Revistas [todas grátis]
Leituras da História
Aventuras na História
Nova Escola e
Guia Superinteressante Viagens Bizarras

Quadrinhos
A Odisséia de Asterix - R$10,00
Mangás Utena Edições 2,3,4,5,6,7,8,9, e 10. R$22,50

Livros
1. Peanuts: 120 Tirinhas  - Charles M. Schulz R$5,00
2. A aventura de um cliente um cliente ilustre seguido de O último adeus de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle R$5,00
3. A origem das espécies Tomo I - Charles Darwin R$2,50
4. e 5. Zadig ou o destino e A princesa da Babilônia - Voltaire R$2,50 cada
6. A janela de Overton - Glenn Beck R$10,00
7. Rebeldes literários da República - Eliana de Freitas Dutra R$10,00
8. Fragmentos - Caio F. Abreu R$19,00
9. Viajante Solitário - Jack Kerouac R$16,00
10. O pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry R$20,00
11. Grandes invenções da humanidade Volume II - Larousse R$10,00
12. e 13. As grandes batalhas da História Volume I e II - Larousse R$10,00 cada.


claro que eu iria com minha Eco Bag da Livraria Cultura, né rs

Minho também comprou umas coisas pra ele, bem poucas na verdade. Ele não viu muita novidade [pra ele] no primeiro dia de passeio... E também ganhou umas revistas de brinde, além de ter comprado um Cordel. Mas ele gostou de ter ido comigo [embora tenha sido o ano que ele menos gostou], pois desde 2009, sempre vamos juntos... Essa é nossa terceira Bienal...


Comprei também uns livros infantis para meu sobrinho Miguel, mesmo ele não tendo nem um ano de idade, mas minha irmã já leu as historinhas pra ele mesmo assim... Comprei um dos livros da minha amiga secreta do Dose e um livro para minha irmã, Perdida na Neve, já resenhado aqui no Torpor Niilista.

o 'prejuízo' do primeiro dia de Bienal...
Bem, então é isso. Espero que tenham gostado do post, e podem falar nos comentários o que acharam das minhas aquisições... alguns já foram lidos e logo irei escolher alguns para resenhar... Aguardem o Desafio de 7 livros em 7 dias, que eu fiz justamente com alguns dos títulos comprados... [e ignorem o ventilador aparecendo na imagem abaixo -.-'] beijinhos entorpecedores...
vários marcadores...

6 comentários:

  1. Bienal é bienal! Não há um evento tão legal como este. Amo! Se eu pudesse transformaria em Anual.
    Não aguento ter que esperar dois anos. :)
    Que bom que você aproveitou bastante, Valeria. o/
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, que pena que os livros estavam caros.
    Queria ir num evento assim, mas moro longe da capital, então nem rola ir quando tem.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fui a Bienal e também achei fraquíssima, muito mais fraca que a do biênio passado. Sinceramente pesou na Bienal o boicote do governador do Estado, quem movimenta esse evento são os professores e seus bônus. O próprio prefeito de Recife e cidades adjacentes só liberaram o bônus da gente na véspera do fim do evento... eu só fui e gastei porque é de habito meu gastar com livros, mas mesmo assim não encontrei livros suficientemente convidativos para me fazer gastar meus 480 reias de bônus... Como o prefeito deu em dinheiro estou gastando pelo sites da net... Enfim, lamentei pela Bienal ela não merecia ser boicotada desse jeito é um evento único para quem ama ou precisa está ligada aos livros.

    Tenho que deixar a minha preguiça monstro de lado e também fazer meu post falando dela, acho digno para uma blogueira recifense algo assim, mas cadê a coragem?!?!

    Pandora.

    ResponderExcluir
  4. Por causa desta bienal, eu voltei a querer completar a minha coleção de mangás Blade - A lâmina do Imortal... Que estava a um valor bem abaixo do que os encontrados por aqui [em recife].Valeu a pena :D E sim, os valores estavam abusivos... E este ano, nem comprei nada... Mas estou feliz mesmo assim, pelo menos encontrei o meu mangá querido...!

    Beijos da Nerd!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e as fotos ficaram linda *-* que tanto de livro e marcadores você conseguiu , invejando você hahahha
    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fui em uma Bienal, acredita?! Esse ano queria tanto ter ido na do Rio, mas não deu... :/ #chatiada kkkkk
    Beeejo Valéria!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.