#LendoSandman Espelhos Distantes [5º arco]


O arco a ser discutido dessa vez conta com três histórias que são baseadas em eventos históricos. Tratam-se das edições 29, 30 e 31 e que foram compiladas no volume Fábulas e Reflexões, em que estão presentes outros 'mini-arcos' [que logo serão debatidos aqui no blog...]. Espelhos Distantes serve como um interlúdio entre a história apresentada em Estação das Brumas e Um jogo de você... Por trazerem elementos em comum, estas três histórias são consideradas um arco.



Na primeira delas, Thermidor, uma mulher carrega uma cabeça e é abordada na rua por dois homens desconhecidos, que tencionavam assaltá-la. Quando consegue se desvencilhar deles, ela chega a um quarto de hospedaria e passa a ter uma conversa com a cabeça que carregava... Logo descobrimos sua identidade, e é alguém muito  importante para o mestre dos sonhos... Essa primeira história faz referência a Robespierre, a guilhotina e se passa na França de 1794. A estranha mulher é Lady Johanna Constantine [sim, ela é parente de quem você pensa que é], e após um pacto com Morpheus, ela recupera a preciosa cabeça, que é também procurada por Robespierre, um personagem histórico que teve papel importante na Revolução, e nessa HQ encarna a figura do tirano que se julga justo, mas não passa de um intolerante fanático. 

Robespierre condena a morte várias pessoas por uma busca insana pela cabeça que está em posse de Lady Johanna, mas se recusa a acreditar que essa cabeça exista'. Mesmo que no evento histórico real ele possa ser considerado um 'cidadão de bem', por algumas de suas ideologias, Gaiman dá outro aspecto a sua personalidade e caráter, tornando-o um fanático perigoso que não poupa ninguém para alcançar seus objetivos...







Na segunda história - Agosto - viajamos para uma Roma Antiga, do tempo dos imperadores e conhecemos Augusto, sobrinho de Júlio César. Disfarçado como mendigo, ele tem a companhia de Lycius, um anão bastante questionador. A história seria uma espécie de presságio para os tempos futuros, pois muito da cultura ocidental bebe da fonte romana. É como se o sonho do imperador se perpetuasse imortalizando o seu nome. A história traz referência também a homossexualidade de César com seu pupilo...





No desfecho desse arco temos a história de Três Setembros e um Janeiro, sobre Joshua Norton, que planeja se matar quando percebe a merda que sua vida se transformou, mas lhe falta coragem para levar adiante seu intento. Entra em cena uma das irmãs de Morpheus, Desespero. Ela propõe uma aposta a Sonho, que ele resgate Joshua de seu pensamento suicida, mas ele não está disposto a entrar nos joguinhos da irmã... Joshua perdeu tudo, e além de Desespero, Delirio e Desejo entram na brincadeira para ver onde aquilo vai dar... Lemos nas entrelinhas uma certa culpa atribuída a Sonho pela partida do irmão mais velho, e Desespero meio que joga isso na cara do irmão. 



Voltando a Joshua, ele se intitula imperador dos Estados Unidos. Ele realmente existiu e segundo sua história, a loucura e mania de grandeza o fizeram grandioso... Ele acaba protegido pelo Sonhar de Morpheus, que ganha a aposta com seus irmãos... A partir do momento que Joshua se coloca na posição de alguém importante, os desejos suicidas desaparecem...

Joshua tinha um compromisso com a nação americana [em seus delirios, claro]. Robespierre tinha um compromisso com a nação francesa, embora tenha sido vítima de seu próprio veneno, e Augusto eternizou Roma, com seu governo mais ou menos em paz... São espelhos distantes refletindo algo que chega até nós, na época atual... Sentimentos como liberdade, liderança e esperança [Sonhos], que não se deixam morrer... 




Então é isso, espero que tenham curtido a resenha... Peguei as imagens da internet, pois não tenho as edições e tô lendo online por aqui... E logo trarei a vocês o próximo arco, Um jogo de você...
Até a próxima... Beijos... 



17 comentários:

  1. Oiii, tudo bem????
    Essa HQ tem muitos volumes vixe hahahahha
    Mas parece bem interessante mesmo.
    Fiquei curiosa com a última história apresentada. Parece muito interessante mesmo :)
    beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor! Já conhecia as HQs do Sandman são maravilhosamente fenomenais, faz já um tempinho que li, minha filha adora. Parabéns excelente dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Quero muito ler Sandman. Só vejo as pessoas Falando maravilhas. Eu quero aquelas edições lindas definitivas, mas acho caro. Na verdade ando sem tempo. Quando tiver oportunidade de fazer um projeto, eu compro e me dedico às leituras.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei da resenha, das três histórias a que mais me interessou foi a primeira por ser uma temática com a qual tive menos contato que as duas outras.

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse projeto é incrível (acho que já falei isso 1 milhão de vezes, kkkk). A escrita de Gaiman é ótima, mas ainda não consegui conferir nada de Sandman. Pretendo ler algum conte o mais rápido possível.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. A segunda história foi a que me deixou interessada,as desta vez não sei se leria o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, essa HQ tem muitos volumes, e isso me desanima um pouco e por ter um tom mais sombrio eu não curto muito e mesmo gostando da resenha, eu não leria as HQs, já que Sadman não faz meu estilo. Vou deixar passar.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Acredita que não conhecia essas HQ's? Eu não leio muito quadrinhos e acho que deixei passar, porém pela sua resenha me animei muito para ler, apesar de ter vários volumes haha Adorei a resenha <3

    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho o hábito de ler HQ, mas sempre ouvi falar sobre as histórias de Sandman e vendo sua resenha aqui fiquei bem curiosa, pois vejo que a criatividade do autor é imensa. Adorei o primeiro conto e espero ver mais por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu tenho uns amigos que curtem bastante sandman mas nunca li ou vi então não tenho muito a opinar, porém, tenho uma leve curiosidade pelo enredo mega interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei um tanto quanto perdida aqui, não entendi nada dessas histórias pertencerem a um arco e tal... De qualquer maneira, não me interessei pela leitura, primeiro porque tenho medo de ler Sandman e segundo porque as três histórias não chamaram a minha atenção, não gosto de enredos com esse fundo histórico.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu sou louca demais pra ler esses quadrinhos, mas confesso que eu ando muito enrolada nas minhas leituras pra começar algo novo agora. Mas ele tá na minha lista.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Valéria tudo bem, os livros são bem sinistros fiquei imaginando o que esperar desses livros, bem curioso, se sair resenha quero ler. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Val olha eu aqui de novo, desculpe não tinha reparado que era resenha. Mas como falei achei bem sinistro e eu adoro isso nos livros, o que mais gostei foi Espelhos distantes - Thermidor pois a história tem a ver com Constantine. Muito bom. Vou ver os demais, fiquei curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Val.
    Não conhecia, se bem que não muito ligada em HQ's, mas achei a primeira história muito assustadora rs' carregar uma cabeça e ainda conversar com ela? haha.. Meio que boiei na referencia rs' queria muito ler Hq's quem sabe um dia eu não me aventure nas essas história macabras. haha

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não sabia que tinha tantos volumas assim de Sandman *o*
    Tinha vontade de ler aquele que foi lançado pela Rocco, mas até agora não tive oportunidade :) Espero que possa ler logo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    Não conhecia essas HQ's, mas me interessei bastante pela historia.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.