Na volta da esquina, de Mário Quintana


Há duas espécies de livros: uns que os leitores esgotam,
outros que esgotam os leitores.

Numa coleção de bolso da Ed. Globo foram reunidos pequenos fragmentos da escrita poética de Mário Quintana. Na volta da esquina é um apanhado de frases de efeito, reflexivas e com ares poéticos de um dos grande escritores da literatura e poesia brasileira.
a data
Sim, o mais triste das dedicatórias são as datas.


Sua leitura remete a um passeio de bonde pelas nostálgicas ruas de alguma cidade perdida no tempo.Ao longo do livro, permeia uma sensação de pertencimento aos locais ali [não]descritos, às situações [não]vividas e certa identificação com seus personagens [ir]reais, absurdamente passíveis de existir em alguma esquina da vida...

Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão...Eu passarinho!
A obra traz temas como o acaso, o amor, desamor, morte, eternidade, livros, catástrofes, solidão, poesia... São intensos aforismos que nos contemplam com enlevo, calmaria e saudade de um tempo [ou algo] desconhecido...

Quintana possui um jeito único e simplista de dizer o indizível, de dar tonalidade às cenas em cinza do nosso cotidiano...



10 comentários:

  1. Olá! Mário Quintana é um dos poucos autores de poesias, poemas e contos que eu tenho propriedade pra falar sobre. Conheci sua escrita num período meio triste da minha vida, e encontrei tanta compreensão nas palavras dele que nunca mais fui a mesma, nem li igual.. Ele era e é mestre em falar exatamente o que a gente sente, mas não sabe expressar. ♥

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Val.
    Que bonita essa edoção de bolso. Eu já conhecia aquela escrita do Mario "Todos esses que aí estão, Atravancando o meu caminho, Eles passarão...Eu passarinho!", sempre achei muito bonita.
    Não tive a oportunidade de conhecer a obra ainda, mas deve ser uma delicia ficar com aquela sensação de estar passeando de bonde numa cidade perdida no tempo enquanto lê essa edição.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mario Quintana, sem dúvidas, é um dos melhores poetas que já tivemos, seus textos sempre reflexivos e tocantes nos levam a profundos pensamentos sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre a vida. Tenho certeza que a coletânea apresentada traz muito da sutileza e do amor que o autor sempre teve pela arte do versejar.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não li nenhuma obra completa do Quintana e, sinceramente, fiquei interessada nesse livro, pois tive a impressão que ele reúne os melhores trechos poéticos do autor. Gostei de saber que seus textos nos fazem viajar entre várias situações distintas.
    É uma dica que vou anotar :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada do Mário Quintana, mas tenho muita vontade de conhecer de perto o seu trabalho, que tantas pessoas aclamam. Já li alguns textos esporádicos, então ter os trechos mais aclamados em um único trabalho, com certeza desperta a minha curiosidade e atenção. Adorei conhecer a obra e já anotei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiieee

    POis é esse jeitinho simplista do Quintana que justamente conquista o leitor e faz a gente se sentir parte dos lugares e siatuações, como vc tão bem pontuou. Ainda não conhecia esse livro, vou anotar, uma leitura super válida.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Não tem como contestar a importância da obra de Mario Quintana para a literatura brasileira, não é mesmo?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Li muitos livros do Quintana na época da escola, no ensino médio. Lembro que poesias e contos eram meus gêneros favoritos, e apesar de ainda ler, não tem sido tanto quanto eu gostaria. Não conhecia esse livro do autor, mas já quero ler só pra relembrar esses momentos maravilhosos que é ler as obras dele. Vale a pena conhecer seus livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Val!
    Você acredita que nunca li nada de Mario Quintana? E olha que não foi por falta de oportunidade. =/ Tenho muita curiosidade, principalmente porque já li alguns trechos de poesias escritas por ele e gostei.
    Não conheci o livro e fiquei bem tentada a comprar pra dar uma chance a essa leitura. Sinto que vou gostar bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola Valeria, tudo bem?
    Se falou Mario Quintana falou super dica de leitura não é mesmo. Não conhecia essa coleção mas amei saber que mais uma vez o autor nos faz viajar com seus pensamentos. Tratar o dia a dia de forma poética e encantadora e algo que só um super escritor consegue fazer. E o Mario é assim. a por compartilhar esse conhecimento conosco. Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.