Joaquim Nabuco, a voz da abolição

A HQ conta a história de Joaquim Nabuco, desde os primeiros anos no Engenho Massangana, até sua morte 1910. Desde menino, Joaquim já possuía um espírito de inquietação e contestação sobre a política escravista existente na sociedade brasileira.

Viajou por vários anos para fora do Brasil, escreveu inúmeras publicações em defesa de suas ideias e chegou a advogar por alguns períodos. Mas ardia dentro de si uma chama de luta pela abolição, causa que abraçou ao longo de sua carreira política. 


O quadrinho foi publicado em 2010, em razão do centenário de morte de Joaquim. Publicado pela Editora Massangana, Fundação que leva o seu nome, traz os desenhos e cores de Lailson de Holanda Cavalcanti, e em vários quadros temos cenários recifenses dando o ar de graça à história, como o tetro Santa Isabel e a Faculdade de Direito do Recife, dois lugares de extrema importância na trajetória de Joaquim Nabuco.

Trata-se de uma leitura agradável e informativa, sem ares didáticos, embora se apresente inicialmente com essa proposta. Ao fim da obra, contamos com uma cronologia sobre sua vida, uma ficha das personalidades importantes descritas na história.Uma breve e interessante obra sobre um dos grandes personagens da história brasileira. 




18 comentários:

  1. Fico imaginando como seria mais fácil se existisse esse tipo de material na minha época do colégio. Já precisei fazer um trabalho a respeito e lembro o quanto sofri pra conseguir conteúdo na época. e é triste pq os próprios professores não se interessavam a ponto de ajudar na pesquisa e apresentar pra classe. Joaquim foi tão importante além de político, diplomata era historiador, orador, jurista e jornalista. <3 Adorei encontrar essa publicação aqui

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não conhecia a Hq e infelizmente meu contato é muito escasso, mas achei muito interessante seu post uma boa pedida para quem quer estudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. não sabia desse hq, achei a ideia muito legal!!
    agora fiquei muito curiosa pra ler pq amo históriia e amo hq <3

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Esse é o tipo d eleitura que ao meu ver deveria ser adotado nas escolas, o jovme aprende, ganha conhecimento e numa linguagem / modelo que sabeomos que a grande maioria vai desfrutar. Eu acho que é assim que se ganha novos leitores e sou muito a favor nas escolas incentivarem tb esses livros que usando de linguagem mais moderna conseguem com louvor imergir a gurizada no universo da literatura mais antiga no Brasil.
    Lembro de ouvir falar muito do Nabuco na época da escola, claro, aulas de história, mas nunca li nada dele (ou já li e não lembro), às vezes tenho a impressão de que tivemos tantos talentos que hoje em dia ficam esquecidos em comparação aos clássicos gringos, uma pena, pois há obras brasileiras maravilhosas (até hj super amo O Cortiço, que é um classico que me encantou desde a primeira página).

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro ainda, acho que por não ler muito estes livros mais para o lado de história mesmo. Para quem gosta do tipo de livro deve ser uma ótima leitura, e acredito que até para quem não é muito acostumado, como eu, já que, como tu disse, não é muito didático.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai? Olha eu não tenho costume de ler HQs porque, na cidade onde eu moro não existem livrarias ou bancas que vendem livros, jornais, etc. Tive contato com HQs e revistas de quadrinho faz dois ou três anos, então ainda não me tive tempo para me apaixonar perdidamente por elas.
    Essa HQ que você apresentou parece possui um conteúdo muito interessante, e seria legal se as escolas tivessem acesso a elas para dinamizar ainda mais as aulas e facilitar a compreensão do conteúdo pelos alunos.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não sei porquê, mas tenho a impressão de que HQ seja mais interativa, tornando assim essa obra mais atraente. Saber que é informativa de uma maneira mais "informal" me deixou curiosa para conhecer melhor essa obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa, quanto tempo não vejo uma HQ biográfica. Não conhecia Joaquim Nabuco, mas fiquei bem interessada pelo pouco que você trouxe. Gosto desse ar meio informal que os quadrinhos trazem. Com certeza dica anotada! <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que obra maravilhosa! COmo eu gostaria de ter tido um livro assim na minha época de colégio, eu sempre gostei muito de ler e era praticamente uma moradora da biblioteca do colégio (em todos os colégios que eu estudava) e ficava triste por meus amigos não gostarem de ler. As leituras obrigatórias nas aulas deixavam a todos os meus amigos entediados e acho que com livros assim a experiência teria sido bem diferente e talvez o gosto pela leitura tivesse surgido para alguns que não gostavam de ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Além do fato de eu não me interessar muito por HQs, apesar de parecer ser um livro interessante sobre um personagem muito importante para a história, não é algo que eu costumo e me interesso muito de ler. Mas achei legal conhecer, pois nunca se sabe quando os nossos gostos mudam, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Se eu conhecia Joaquim Nabuco, não me lembro. Mas adoro HQs e tenho gostado muito de aprender um pouco mais de história com o intermédio delas. Por isso, me interessei por essa leitura, ainda mais sendo parte da história do Brasil que está presente na obra. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Se eu conhecia Joaquim Nabuco, não me lembro. Mas adoro HQs e tenho gostado muito de aprender um pouco mais de história com o intermédio delas. Por isso, me interessei por essa leitura, ainda mais sendo parte da história do Brasil que está presente na obra. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa HQ, mas achei a proposta interessante. Confesso que eu não leria, porque não gosto de ler HQs, porém, achei muito legal o fato desta trazer informações sobre uma pessoa tão importante da história brasileira. Acredito que seria uma ótima opção para ser adotada nas escolas, até porque poderia atrair mais a atenção dos jovens para as aulas de história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii tudo bem?

    Nossa, deixa eu te contar uma coisa, eu particularmente não sou uma pessoa que se interessa muito por HQs, acredito que eu nunca tive a oportunidade de ler uma na verdade tirando as da turma da.momica jovem.

    Entretanto, apesar de não conhecer esse livro em só, gostei bastante do que você falou. Não é o tipo de obra que eu leria, mas é um livro muito interessante pelo seu conteúdo informativo.

    Beijod

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Quem nunca ouviu falar em Joaquim Nabuco?
    Desconhecia a existência dessa HQ, mas fiquei muito curiosa para ler, pois achei legal ela ser informativa, sem ter caráter didático. Acho que conseguimos aprender muito por meio dessas páginas e, apesar de não ser uma leitura que curta fazer (não gosto de HQs), fiquei curiosa para ler essa.
    Adorei seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    A edição parece ser bem linda. Conheço pouco sobre ele mas como amo um bom quadrinhos com toda certeza me interessa. Achei também legal ele ter um fim didático mas que entretenha ao mesmo tempo, fica mais fácil a leitura.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Nossa não conhecia essa obra HQ e amei saber, como estou na minha fase HQ com certeza investirei na aquisição e leitura. Acho que deveriam publicar mais mais HQs para que os jovens lessem mais.

    Bjo
    Tânia

    ResponderExcluir
  18. Parece bem bacana a proposta, uma HQ de uma figura histórica tão importante pra nós. Fiquei curiosa pra ler e conhecer melhor sua trajetória, pois sei bem pouco à respeito. Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.