Fogo nas entranhas, uma divertida novela espanhola pelas mente do magistral Almodóvar

Pedro Almodóvar é considerado um dos grandes nomes do cinema europeu. Mas é improvável imaginá-lo como sendo escritor de novelas e ter tido uma carreira no cinema pornô, antes de fazer sucesso com produções carregadas de cores fortes, fotografias impregnadas de vermelho e mensagens de poesia e transcendência. 

Pois bem. Almodóvar desvela uma aventura digna de ser filmada em Fogo nas Entranhas, com personagens de características facilmente encontradas em seus filmes, trama carregada de comédia, perversidade e amoralidade. Transportando o leitor por uma teia de acontecimentos hilários que bem poderiam sair de cotidianos crus e reais. 
Fogo nas entranhas conta a história de um chinês apaixonado e abandonado - por cinco mulheres - que logo vêem seus destinos traçados devido a uma marca nova de absorventes criada por Chu Ming Ho. Entre uma série de confusões e desenlaces, homens se veem acometidos numa estranha epidemia, e parece ser apenas Raimunda que consegue ligar os fatos ocorridos ao uso dos absorventes.

Pedro Almodóvar

Considerando que tudo pode terminar em café numa mesa de cozinha, Almodóvar entremeia as vidas de personagens nos entregando uma história mirabolante e frenética. Não há pausas para possíveis para o leitor. Publicado pela Ed. Rio Gráfica, é um livreto de pouco mais de cem páginas que cumpre bem a sua proposta, trazendo o que há de melhor na ficção espanhola. Divertido, escatológico e por que não? - Almodovariano. 

16 comentários:

  1. Oi Val!
    Nossa, eu nem sei bem o que pensar ou escrever depois de ler suas impressões a respeito do livro. Fui lendo e, em um determinado momento, comecei a rir imaginando as cenas. Fiquei imaginando essa epidemia causada por uso de absorventes e, sinceramente, não consegui parar de rir. O bichinho da curiosidade me mordeu e fiquei muito interessada em conhecer melhor a história.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha só, que novidade! Eu realmente nunca tinha ouvido falar e nem imaginava esta tal novela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olha, você como sempre escrevendo de forma maravilhosa, Valéria! *___*
    Não conheço o trabalho de Almodóvar, já ouvi falar, mas nunca assisti. A sinopse do livro me lembrou as histórias do Milo Manara, não pelo sexo, e sim pela criatividade frenética do enredo.
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma bela de uma reviravolta... já fiquei com pena do cidadão... rejeitado por 5 mulheres! E depois elas se unem? Vish!, deve ter dado uma bela novela mesmo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é a cara do Almodóvar. Não conhecia essa novela, mas fiquei bem curioso agora para saber mais dela, pois parece ser um enredo intenso e surpreendente. Excelente dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, adoro Almodóvar como cineastra e fiquei curiosa com essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Almodóvar é maravilhoso ! Não sabia que publicaram esse livro dele. Quem assistir seu primeiro filme, "Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão" é provável que já fique impressionado com sua capacidade de fazer um filme bem estruturado para quem está iniciando. Mais interessante ainda é pensar que Pedro está mudando sem perder sua essência, e mais sofisticado e interessante ainda !

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia essa obra, mas pelo que descreveste parece ser uma novela bem divertida. Fiquei curiosa pra conhecer, isso é bem novo pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Almodóvar não me surpreende sendo escritor, na verdade, o que me assusta é que menos me surpreende a carreira na pornografia. Ele tem um teor bem erótico, não? Enfim, achei sua descrição do livro primorosa, considerando a troça que faz misturar um chinês e absorventes pandêmicos.

    ResponderExcluir
  10. Super interessante conhecer essa divertida novela espanhola pelas mente do escritor de novelas, considerado um dos grandes nomes do cinema europeu. Muito bacana a história contada. Achei bem peculiar, no sentido de diferente do habitual pra mim. Ao contar essa história de um chinês apaixonado e abandonado e todos os acontecimentos posteriores relacionados ao mesmo. Acredito que esse enredo mais frenético seja ainda novidade pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Uau! Fazia é tempo que não ouvia falar das obras do escritor! E considerar que tudo pode terminar numa mesinha de cozinha em um café já me encantou em possibilidades literárias! Sem contar ser uma leitura bem rápida! Gostei da dica que, para mim, chega a ser um tanto cativante e irreverente. Bj

    ResponderExcluir
  12. Val, já quero ler! Confesso que só me atentei às suas obras na tela. E adorei muito essa dica. Como curto seus filmes, vou me jogar para conhecer sua escrita que creio deve ser primorosa.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Pela descrição o livro se parece com as primeiras obras dele,e lembrou um bocado "Pepi, Luci e Bon" que tem essa coisa meio enlouquecedora, agitada e escatológica.

    ResponderExcluir
  14. Oi oi,
    Não conhecia o Almodóvar, mas como sempre, as obras que você indica fogem da minha zona de conforto. Adorei a resenha de uma das obras do autor, a história é bem engraçada (mesmo sendo triste). Espero quem sabe, ver algo do autor futuramente.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Acho incrível conhecer personalidades assim tão diferentes. Quando acompanhamos o trabalho de alguém e nos acostumamos com um gênero é difícil imaginá-la criando algo diferente. Assim como um ator que é conhecido por fazer comédia. Se quiser se arriscar num drama, thriller, os fãs acharão meio "estranho". Mas acredito que o talento permanece ali. Interessante saber mais sobre ele. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Uau! Eu ainda não conhecia esse escritor, e achei interessante a proposta dessa obra. A capa é bastante engraçada e curiosa, mas acredito que tenha bastante conexão com a história.
    Gostei de saber que tem poucas páginas, pois gosto bastante de leituras rápidas.
    Com certeza é uma leitura diferente de tudo o que já li, por isso fiquei ainda mais curiosa.
    Fiquei com pena do personagem, ser abandonado por cinco vezes não deve ser nada fácil.
    Gostei bastante de conhecer sua opinião, beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.