╬† Poesia Gótica, contos macabros, Teatro demoníaco nos Autores malditos ╬†

Dando continuidade às postagens desse mês de Halloween, hoje eu venho trazer algumas dicas de leitura e também de Cinema de Horror. 

Na Poesia Gótica destaco cinco autores que gosto bastante e que pertencem ao século XIX: Lord Byron, Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe e os brasileiros Álvares de Azevedo e Augusto dos Anjos. 

Lord Byron nasceu em 1788, sendo considerado um dos grandes poetas ingleses. Seus poemas chegaram inclusive a influenciar Azevedo e alguns outros escritores brasileiros. Teve uma vida breve, falecendo aos 36 anos de uma febre contraída num campo de batalha enquanto lutava na Guerra de Independência da Grécia. De suas obras mais conhecidas, temos Don Juan e Manfredo, além de vários poemas.


Charles Baudelaire foi um poeta e tradutor francês. Chegou a traduzir contos de Edgar Allan Poe e sua obra mais famosa se intitula As flores do Mal. Nascido em Paris no dia 09 de abril de 1821. Sua obra é precursora do Simbolismo. 


Edgar Allan Poe foi um escritor americano, nascido em Boston no ano de 1819, nos U.S. The Raven é considerado seu poema mais conhecido. Seus contos possuem elementos macabros e psicológicos, tendo uma grande legião de admiradores de sua obra. Os motivos de sua morte até hoje são desconhecidos. Foi encontrado em estado de delírio numa rua de Baltimore, vindo a falecer no hospital alguns dias depois. Destacam-se os contos O gato preto, A queda da casa de Usher, O poço e o pêndulo e A máscara da morte rubra. Esses e demais contos são encontrados em várias edições de Histórias Extraordinárias



Álvares de Azevedo foi um poeta/contista brasileiro. Teve uma vida breve, tendo morrido de tuberculose com apenas 21 anos. Escreveu a peça Macário, os contos que compõem a obra Noite na Taverna e o livro de poemas intitulado Lira dos Vinte anos. Seu estilo literário compreende o período do Ultrarromantismo, considerado um dos grandes nomes da Segunda Geração Romântica, ou Byroniana. Sua obra sofreu influência de Lord Byron, descrito acima nesse post.


Augusto dos Anjos foi um poeta paraibano, considerado Simbolista. Nasceu em abril de 1884, vindo a falecer precocemente com a idade de 30 anos, vitimado por um pneumonia. Pode ser considerado um pré-modernista, por diversas características expressionistas encontradas em sua obra. Sua Magnum Opus se intitulada Eu e outras poesias. 




Compre alguns desses títulos [ou quaisquer outros] na Amazon e ajude com o canal



5 comentários:

  1. Oi, Maria! Tudo bem? Hoje eu assisti ao filme Mary Shelley e tive acesso a Lord Byron de certa maneira, pois é citado na obra. Tenho muita vontade de ler "Noite na Taverna". Você acabou me recordando no post. Parabéns por estar realizando esse projeto de forma tão instrutiva! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esses cinco autores, que você gosta bastante, destacados na poesia gótica. Achei ótimo para acrescentar essas indicações de leitura e também de cinema de Horror. Ou até mesmo contos macabros e entrar na temática das leituras para o mês de outubro de Halloween.

    ResponderExcluir
  3. Autores clássicos do terror e horror, e nada melhor que indicação com autores nacionais :) amei seu post Val é o meu favorito é claro é Poe.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Estou gostando muito dessa série de posts principalmente por compartilhar tantas coisas que não sabia. Dessa lista tenho curiosidade em conhecer a escrita de Charles Baudelaire. Já vi indicações de As flores do mal mas ainda não li. Fico impressionada de ver o quanto os anos passaram e muitos autores continuam influenciando as novas gerações. Assim como Poe, Jane Austen e muitos outros. Suas obras serão eternas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Oi, Val. Seus posts temáticos de Halloween estão ótimos! Sobre os autores falados, conheço a obra do Poe e do Álvares Azevedo (esse último inclusive precisei ler para o vestibular) e tive um ótimo contato. O Lorde Byron eu apenas conheço pela introdução de Frankenstein e seu envolvimento na criação da história de Mary Shelley, mas pretendo conhecer suas obras em breve.
    Bjos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.