╬† personagens reais que inspiraram personagens literários no horror ╬†

Hallo Leute! Estamos no mês do Halloween e apesar dessa data não ser oficialmente comemorada aqui no Brasil, não desmotivo e continuo trazendo conteúdo para o blog e demais redes, celebrando à minha maneira. 

A postagem de hoje é para apresentar alguns personagens do Horror na literatura que foram inspirados em pessoas reais. Vamos à pequena lista...



Dracula - o grande vampiro que foi imortalizado na obra de Bram Stoker no final do século XIX foi inspirado numa figura chamada Vlad III da Valáquia, ou como ficou popularmente conhecido - Vlad, o empalador [Vlad Țepeș, em romeno]. 




Dentre as adaptações mais famosas do livro de Stoker, temos a versão de Tod Browning, com o húngaro Bela Lugosi dando vida/morte ao personagem icônico [1931]. Há também uma adaptação de Werner Herzog, Nosferatu - Phantom der Nacht, de 1979.

Klaus Kinski






Nascida na Hungria em 1560, Erszébet Bhátory era de família nobre e é considerada uma assassina sanguinária, que - segundo a lenda - tomava banho no sangue de virgens para se manter bela. Perversa e sanguinária, as lendas que permeiam seu nome são inúmeras; costumava torturar seus servos de maneira sádica. 

Ingrid Pitt



Assim como Vlad, Bhátory também é vinculada a lendas folclóricas que tem relação com o vampirismo. Ficou conhecida como A condessa sangrenta, embora não hajam registros que comprovem com exatidão os crimes pelos quais foi acusada. No cinema, ganhou vida graças à atuação de Ingrid Pitt, no longa de 1971, numa produção da Hammer Films. 

Ed Gein


Ed Gein foi um assassino americano, bastante notório por seus crimes de natureza hedionda. Conhecido pela alcunha de Açougueiro de Plainfield, chegou a exumar cadáveres e enfeitar sua casa com restos de suas vítimas. 

Gein serviu de inspiração para três personagens importantes e populares da literatura e cinema: Norman Bates, do livro Psicose, Leatherface, o assassino do Massacre da Serra elétrica e Bufallo Bill, do livro O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris. Cada um dos personagens possui características retiradas do histórico de crimes e peculiaridades de Gein...

Bufallo Bill



Abaixo, seguem links de compra relacionados à postagem. Comprando pelos meus links você contribui com o blog. Viele Danke. Auf Wiedersehen! 



10 comentários:

  1. Que postagem genial, sempre criativa, adoro isso aqui, não tinha feito a relação de o Açougueiro de Plainfield com os três personagens, só sabia de O silêncio dos inocentes.

    ResponderExcluir
  2. Dos citados só conheço o Drácula rs, os demais achei bem interessante, cada coisa bizarra né, gostei de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Drácula sempre será o inspirador das histórias de terror, ele é sinistro, sagaz e inteligente. Nosferatu já faz parte do impressionismo com suas características cadavéricas. Gostei demais do post, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Gente, desses, eu conhecia a história do Vlad só. Tem até um filme mais recente, que conta a história dele como empalador mesmo. Achei assustador, mas bem mais crível do que a versão do cara que vira morcego... rs Com relação aos outros, eu não sabia, mas fiquei chocada.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeei seu post, Val! Como sempre muito interessantes e contextualizados. Eu tbm comemoro à minha maneira o Halloween q não temos, e por coincidência estou lendo 3 livros esse mês que se relacionam com o seu post (Dracula, Lady Killers e Psicose).

    ResponderExcluir
  6. Oioi! A condessa sangrenta foi representada na quinta temporada de AHS, a Hotel (uma das melhores personagens, inclusive, Lady Gaga honrou muito). Se não me engano, o Ed Gein também foi representado na série, acho que na segunda temporada. Enfim, adoro saber essas histórias reais por trás da ficção. Adorei conhecer outras obras que se inspiraram em suas figuras além das que eu já conhecia. Ótimo post. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Maria! Adorei as colocações acerca de cada dia! "Drácula", "O Massacre da Serra Elétrica", "Psicose"...tenho minhas lembranças sobre essas obras! "O Silêncio dos Inocentes" me causa espanto, mas ao mesmo tempo fascínio por conta da mente humana. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Embora essa não seja uma data oficialmente comemorada aqui no Brasil, é uma data muito popular e o brasileiro dá sempre um jeitinho de comemorar e não deixa passar batido. Hehe Espetacular esse post trazendo personagens reais que inspiraram personagens literários no horror! Adorei as curiosidades. E muito foi super novidade pra mim.

    ResponderExcluir
  9. amei demais esse post, mesmo nao gostando muito do tema, amo aprender um pouquinho mais

    Ja sabia do Dracula e do açougueiro de plainfield, mas os outros nao fazia nem ideia

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Uau que incrível! Nunca tinha parado para pensar que pessoas reais poderiam ter inspirado tais personagens. É a arte imitando a vida não? Vendo Norman Bates na sua lista me fez recordar que essa semana assisti pela primeira vez Psicose em preto e branco. E não dormi. A obra apesar de extensa foi muito bem feita e me deixou mais curiosa para assistir mais em P&B. O silêncio dos inocentes já assisti o filme mas sempre fecho os olhos em algumas partes considero muito violento. Imagina alguém fazer isso de verdade... surreal! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.