Caio F. Abreu: Os dragões [des]conhecem o paraíso...

O amor é descrito de forma sensível e crua pelo olhar de Caio f. Abreu em Os dragões não conhecem o paraíso. O amor em várias nuances, que vão do cinza aos dias pálidos que refletem ausência, abandono e dor aos coloridos cheios de expectativas.
A antologia possui 13 contos e é uma publicação da Editora Nova Fronteira. Neles, Caio desvela um estilo visceral e que ao mesmo tempo possui um sutil toque minimalista. Vencedor do Prêmio Jabuti no ano seguinte à sua publicação, foi escrito numa época em que o contexto político e social se faz notar em nossa contemporaneidade. São contos atemporais, que transbordam de lirismo em sua casualidade.

Seus personagens se refugiam em simulacros, parecem inertes à dor, como almas perdidas imersas em um mar de desalento, descritos numa narrativa poética e poderosa, vultos anônimos embalados pelos bastidores do lugar-comum. Caio possui uma escrita que mescla o grotesco ao selvagem, um oco desagradável. E que nos enleva. Um paradoxo sustentado pelo existencialismo que culmina no vazio...

Seus contos se agarram em ilusões na efemeridade, a fim de nos manter sãos, enquanto perigosamente estamos às margens... de qualquer coisa palpável, que nos faça sentir o frescor da vida na pele. O brusco de seus desfechos soa como um líquido amargo na garganta, que acabamos por sorver em goles generosos...

13 comentários:

  1. Muito bonita sua escrita, fiquei impressionada. Parece ser um livro profundo e cheio de coisas para se dizer, sentir, apalpar... adoro livros com significados que nos fazem pensar , que nos tocam no fundo do coração. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Tem alguns livros que me fazem crer que a máquina do tempo existe e só os autores sabem onde está. Acho incrível como eles tem esse dom de escrever coisas numa época tão distante, mas que ainda hoje se encaixam perfeitamente.
    Bjks!
    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oie! Eu sempre vi várias citações do autor pela blogosfera e até mesmo o tumblr, mas nunca me atrevi a ler algo dele por não gostar muito do gênero. Mesmo assim eu gostaria de conhecer mais da escrita do Caio, então vou anotar a dica.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não li esse do Caio, mas conheço bem, na faculdade, tive um professor que falava muito, inclusive de sua sensibilidade para tratar do amor, como você menciona na resenha. Além disso, de forma geral, seus livros são um mergulho na história, é algo pungente.

    ResponderExcluir
  5. Muito intrigante a forma como o amor é descrito pelo olhar de Caio f. Abreu nesse livro. Essa forma sensível e crua ao seu ver é interessante. Vou querer conferir na íntegra essa antologia da Editora Nova Fronteira. Gostaria muito de conhecer esses contos atemporais escritos em uma época em que o contexto político e social se torna notável em nossa contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não li nenhum livro do Caio completo? Apesar disso, tenho a reunião de contos dele aqui em casa pronto para começar um projeto de leitura cronológica. Esse em questão me parece, após sua resenha, um livro muito forte e que toca em nosso íntimo. Fiquei mega ansioso para ler.

    Abraço, Val

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada do Caio, apesar de conhecer gente que é louca por ele...
    Mas, caso eu resolva começar a ler, creio que darei início por essa obra!
    Gostei muito da sua resenha e da forma que se expressou através daquilo que o livre refletiu em você.
    Obrigada pela dica inspirada.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bem desse conto quando o li na coletânea de contos do Caio, que saiu pela Cia das Letras. Esse autor era grandioso.

    ResponderExcluir
  9. adoro suas resenhas, ela são sempre tão poeticas e as vezes me sinto perdida na sua escrita, tanto de reflexão quanto de não entender algumas palavras, vergonhoso? sim, as amo porque aprendo muito.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da indicação, mesmo não sendo um gênero confortável para mim, mas parece mesmo uma obra a ser lida. E adorei a sua resenha, provavelmente tão poética quanto! Parabéns, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Estou cada vez mais gostando de ler livros de contos! Esse já me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Me chama bastante atenção as obras que você nos apresenta. Acredito que cada livro sempre tem algo a nos ensinar. Seja acerca de amadurecimento ou situações rotineiras. Pelas suas palavras dá para perceber a intensidade com que o autor trouxe os contos. Creio que cada um deles desperta um sentimento distinto. Não lembro do autor mas gostei da sugestão. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que resenha mais linda. Estou encantada com sua descrição do livro e super interessada em fazer a leitura. Eu, vergonhosamente, conheço muito pouco da obra do Caio Fernando Abreu, mas os contos abordando a amplitude das facetas do amor me atraiu bastante.
    Espero poder incluir na minha lista.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.