O relato erótico de João Ubaldo Ribeiro em A casa dos Budas Ditosos

A Casa dos Budas Ditosos é o relato de uma mulher que teria sido enviado de maneira misteriosa para João Ubaldo Ribeiro. Talvez essa "história dentro da história" seja apenas um recurso utilizado pelo autor, a fim de enriquecer a obra, mas de qualquer maneira, a narrativa seduz o leitor desde os primeiros parágrafos.


O fato é que através da escrita e 'edição?' de Ubaldo, conhecemos a intimidade sem pudores da personagem, carregada por vezes de ironia, luxúria e chocante sofisticação. A misteriosa mulher nasceu na Bahia mas vive há muito tempo no Rio de Janeiro. A casa dos budas... é um depoimento envolvente, excitante e curioso sobre as aventuras sexuais dessa mulher, cuja identidade nunca é revelada. Suas experiências são narradas numa crueza de detalhes que nos faz ter a impressão de descortinar toda a vida da personagem.

Não há meio-termo em suas descrições. A linguagem é solta, despudorada e sem rodeios. 

Ele tinha despertado algo que dormia em mim, algo de cuja existência eu jamais suspeitaria e agora, pelas mãos dele, descobrira arrebatada, quase sem fôlego.

Entretanto, é necessário salientar que a leitura desse livro é adequada para maiores de 18 anos, devido à inúmeras passagens de conteúdo sexual descritas sem a menor 'vergonha' pela narradora/autor. A obra faz parte da Coleção Plenos Pecados, encomendada a João Ubaldo pela própria editora responsável pela publicação. Após a nota no jornal ter informado a noticia, os originais do livro foram entregues por um desconhecido no prédio onde o autor trabalhava, assinado apenas com as iniciais CLB.

João Ubaldo Ribeiro é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, foi membro da Academia Brasileira de Letras, escrevendo mais de quinze títulos em 16 países. A casa dos Budas ditosos é uma leitura apaixonante. Recomendo...


15 comentários:

  1. Esse livro é do cacete, você sabe que amo, aliás, amo a coleção inteira, para quem gosta de erótico e literatura, prato cheio, o cara explora o que está na sombra, simples assim...

    ResponderExcluir
  2. Gosto de leituras sem rodeios, que já vai direto ao ponto principal da história, portanto se ler essa obra um dia, provavelmente irei gostar porque a resenha me convenceu de que é uma leitura válida.

    ResponderExcluir
  3. Amo esse autor! Lembro de ter lido Noites Lebloninas e de ter rido horrores do humor ácido dele. Ubaldo tem um jeitinho único de descrever cenas e eu fiquei bem curiosa para ler esse livro, em especial sobre como ele descreve a sensualidade feminina! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Independente do autor, leitura erótica não faz meu estilo. Mas também não sabia que ele tinha publicado um conto erótico e que ainda ficou famoso... Vivendo e aprendendo, rsrs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, nem o autor. Mas fiquei bastante instigada pela indentidade da personagem nunca ser revelada, confesso que eu ficaria bastante curiosa.
    Achei a capa e o título bastante interessantes.
    Esse autor entrou para a lista dos que eu não conhecia, e preciso mudar isso em breve.
    Gostei muito da sua resenha, e a foto também!
    Beijos,
    Subsolo da mente

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga! Ontem estava assisitndo a um vídeo de um escritor amigo falando dessa coisa de uma '"história dentro da história"', o que me fascina! Sem contar essa coisa da linguagem solta, sem muitos rodeios... Acho que tenho aprendido a gostar!Acatei para mim a sua sugestão de João Ubaldo Ribeiro! Bjs e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. me parece ser um livro muito interessante. estou bem curiisa pra ler e confesso que nunca li nada dele e acho que é uma boa indicação a sua pra começar

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo que essa "história dentro da história" realmente possa ser um recurso do autor para e enriquecer essa obra. É muito bom poder conhecer melhor esse grande nome da literatura brasileira, além dessa obra do mesmo. Achei ótimo salientar que as descrições que o livro contém, torna-o uma leitura para maiores de 18 anos. Nunca tinha lido nada assim, achei bem interessante conhecer aqui.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Ah, que coincidência semana passada ainda uma amiga comentou sobre esse livro. Interessante você indicar que a leitura é para maiores de 18 anos. O autor é um grande nome da nossa literatura, senti nostalgia ao lembrar das minhas aulas do cursinho. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ja li algo do Joao Ubaldo, mas nao lembro o que foi ate hoje.
    Essa ferramenta de colocar uma historia dentro da outra deve ter dado uma outra visao da historia com certeza.
    Deve ter ficado bem mais rica e ate mais aberta a interpretações

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho nenhum problema em ler esse tipo de livro pelo contrario por muitos anos as leituras hot foram minhas favoritas hoje nem tanto, mas ainda sim estou sempre lendo e adorei saber sobre esse pois não conhecia.

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que falam abertamente sobre a sexualidade feminina assim, sem pudores! Fiquei curiosa com o fato de ser um homem escrevendo, sempre me pergunto se ele consegue trabalhar a perspectiva feminina ou se soa como um homem tentando soar como uma mulher, mesmo! hehehe Muito interessante!

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros que falam abertamente sobre a sexualidade feminina assim, sem pudores! Fiquei curiosa com o fato de ser um homem escrevendo, sempre me pergunto se ele consegue trabalhar a perspectiva feminina ou se soa como um homem tentando soar como uma mulher, mesmo! hehehe Muito interessante!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.