[Um amor Feliz] - Wisława Szymborska

Ambos estão certos
de que uma paixão súbita os uniu.
É bela essa certeza
mas é ainda mais bela a incerteza.

Publicado pela Companhia das Letras, essa nova coletânea de poemas da polonesa Wisława Szymborska mostra versos que se comunicam com o leitor, que falam do cotidiano, o amor e temas comuns, porém esculpidos numa bela composição, num tom informal que preza pelo lírico em sua essência.


Sua poesia possui profundidade apesar de sua singeleza. São cerca de 85 poemas escritos desde 1957 até sua morte em 2012. Além de ser uma edição bilíngue, [Um amor feliz] ainda conta com o discurso feito por Szymborska durante sua premiação do Prêmio Nobel de Literatura em 1996. 

Aos já conhecidos leitores de sua obra, é um livro imprescindível para adentrar ainda mais na atmosfera da poeta. Serve também como uma bela introdução àqueles que nunca tiveram contato com seus versos. Wisława é rigorosa e ao mesmo tempo possui grande sensibilidade para tratar de temas "lugar-comum" sem se apoiar em clichês. Sem dúvida, uma leitura apaixonante...





 É uma grande sorte
não saber ao certo
em que mundo se vive.

10 comentários:

  1. Gostaria muito de ter esse livro, aliás, tudo que se refere a autora, sou apreciadora de seus textos e essa capa da Cia ficou esplendida. Você disse bem, ela não se apoia em clichês, consegue deixar perfeito o que já era bom por causa de seu rigor estético.

    ResponderExcluir
  2. É incrível, toda vez que passo por aqui, descubro que sei menos ainda sobre tantos autores estrangeiros... rs Amei saber mais sobre ela e é mais uma sugestão para o projeto "Leia Mulheres".
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Pelo olhar dessa escritora, nota-se que há muita emoção nesses poemas, fiquei curioso para ler, pois gosto muito de autores e literatura nórdica.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que não sou fã de poesias, mas tenho visto esse livro ser muito bem avaliado pelos Instagram é literário.
    Parabéns pelos resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. Curti muito poder conhecer essa coletânea de poemas publicada pela Companhia das Letras! Achei sensacional esses versos presentes que expressam e falam de temas comuns como o cotidiano, através de um tom informal e em essência prezando pelo lírico. Aprecio poesias com profundidade também.

    ResponderExcluir
  6. Oi Val. Eu não conheço a autora. Nem nunca tinha ouvido falar. Pelos dois trechos que deixou aqui, mais o que falou sobre ela, já surge aquele interesse... sabe? Fiquei curiosa. <3
    Vou pesquisar e ler algumas coisas sobre a Wislawa. Grande abraço. Adorei o post!

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca tinha ouvido falar da autora. Pelo pouco que você falou deve ser muito boa! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Eu não tenho muita familiaridade com poesias, logo não conheço a autora. Porém acho muito bonito a forma que uma poesia consegue abordar temas tão importantes.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro nem a autora. Mas gostei muito de conhecer sua opinião.
    Não sou muito de ler poemas, porém tenho muita vontade de adquirir esse hábito. Não sei o motivo, mas em poemas me disperso demais.
    Fiquei curiosa para conhecer a obra, talvez ela me encante pois gostei bastante dos temas que você comentou que a obra traz..
    Tenho uma amiga que gosta muito de poemas, e com certeza vou mandar essa dica pra ela.
    Beijos,
    Subsolo da mente

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Não conhecia a autora mas já gostei pelo fato dela ser polonesa. Desde o ano passado tenho procurado ler autores além dos americanos. Já conheci franceses, irlandeses, britânicos, sempre proporcionam uma experiência diferente. Saímos dos livros "mais conhecidos" e vemos outro estilo de escrita. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.