Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

 Publicado postumamente, Paris é uma festa nos mostra um Ernest Hemingway escritor vivendo na década de 1920, ainda jovem, pobre, mas com uma singularidade para descrever o cenário ao seu redor numa escrita limpa, mas com sutil subjetividade. A obra parece ir na contramão do que já foi escrito até então pelo escritor, onde é mais comum encontrarmos romances e contos sem preâmbulos, numa escrita crua, rígida e desprovida de sentimentalismos.





Em Paris..., nos deparamos com um Hemingway bem-humorado, humano, mordaz e ao mesmo tempo, sentimental. Sua prosa retrata com requinte os cafés parisienses. Contrastando com o ambiente, figuras peculiares como Gertrude Stern, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald, que são descritos de maneira singular e, por que não dizer - honesta? Pela ótica de Hemingway, Pound era uma agradável companhia, um artista modesto e que se preocupava com o sofrimento alheio, era solidário e leal. Fitzgerald é tido como um tipo esquisito, cheio de manias enfadonhas e inconvenientes e Zelda, como uma mulher entregue à insanidade. 

Tendo se suicidado quando revia o texto de Paris é uma festa, Ernest revisitou seus anos de juventude, evocando memórias e aventuras, bem como as dificuldades financeiras que passou ao lado de sua companheira. Havia no escritor da década de 1920 um frescor há tempos perdido, e que nessa revisita ao passado, pudemos conhecer. 

Paris é uma festa é uma obra sensível e melancólica, de encantos e ironias, amores e desafios. É um Hemingway em estado bruto, e trazendo aqui um paradoxo delicado, apaixonante e sem falsos idealismos.



4 comentários:

  1. Nossa, sabendo agora do que aconteceu durante a revisão da obra, ela fica até com um toque mais mórbido e sombrio. Não conhecia essa obra, mas como fala sobre a França, provavelmente eu leria, pois gosto de saber mais sobre o país.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Conheço o livro, mas nunca li, não sabia que ele tinha se suicidado. Não é todo escritor (a) que sabe descrever cenários sem ser enfadonhos, neste caso, Hemingway é um diamante.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de Hem! Paris é uma Festa é delicioso, realmente. Uma leitura leve e agradável, mesmo com aquele tom melancólico e aqueles acontecimentos, às vezes, angustiantes.
    Ótima dica.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Tenho uma amiga que é muito fã do autor e sempre me indica esse livro. Antes de ler a sinopse o título sempre me chamou atenção. Interessante saber que muito da personalidade do autor está presente em sua escrita no decorrer da obra. Uma pena o que aconteceu com ele, muito triste. Mas seu legado ultrapassou os anos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.