[Arte Selvagem] Bosch

Trazendo aqui para o blog mais uma leitura sobre artistas, o pintor da vez é Hieronymus Bosch, nascido no século XV. De origem holandesa, sua obra é repleta de simbolismos, conceitos místicos e alquímicos. 
O juízo final é um tema sempre recorrente em suas telas. A luta entre o Bem e o Mal trazem à tona o sentimento religioso, representadas por práticas de feitiçaria versus o clero inquisidor. Certamente, sua obra trata de uma das mais fantásticas criações do século XV. Pertencem a Bosch pinturas como A tentação de Santo Antão, com direito a missa negra, incêndios e monstros, mesclados às cenas da Bíblia; O jardim das Delícias, onde temas como sedução são retratados e A epifania, que aparentemente retrata a calmaria de uma paisagem suave, mas que carrega inquietação crescente ao observador mais atento. 


Aos apaixonados pela arte repleta de magia, religiosidade e fantasia surreal, Bosch certamente é o mestre em sua melhor representação. 


(1475-1480] Museu do Prado, Madri.


O juízo Final - A tentação Satânica. Academia de Belas Artes, Viena.


22 comentários:

  1. Conheço ele pelo Tumblr visto que sigo muitos que só postam arte, conheço A tentação de Santo Antão, pintura muito antiga, não sei se 1500 ou antes disso, que tem uma relação com o mal que sonda se não me engano, não tenho muita certeza heheheheheh

    ResponderExcluir
  2. Está aí um tema bem recorrente, seja na literatura, nas artes, e mesmo nas nossas mais modernas, como filmes e séries. Eu já li um pouco sobre esse artista e os quadros dele são fantásticos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. Muitos retrataram essa temática e até hoje existem pintores fazendo o mesmo.

      Excluir
  3. Não conhecia sobre Bosh mas essa luta entre o bem e o mal sempre me chamou a atenção. Amei o quadro Juízo final e todas as suas representações dos dois lados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada desse artista, mas gostei do tema. Nunca li algo relacionado ao juízo final..
    Achei muito bonito os quadros dele.
    E vou anotar a sua dica, gosto bastante de ler sobre magia e religiosidade
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra dele é riquissima. Pra quem aprecia o tema, certamente vai se encantar com sua pinturas

      Excluir
  5. Literatura e artes sempre andaram de mãos dadas e eu acho algo ótimo, pois uma complementa a outra.

    ResponderExcluir
  6. Ual. Adorei saber um pouco mais sobre o artista. Eu acho fantástica esse tipo de representação aos olhos do autor da obra, a respeito do Bem versus o Mal.
    Adorei as imagens que ilustram o post e nos dá uma palhinha do trabalho de Bosch.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo conhecer mais sobre esse pintor do século XV. Tenho muito interesse pela cultura
    holandesa, então achei ótimo que a obra dele contém esses simbolismos, além de conceitos místicos e alquímicos também . Muito bacana isso! Eu super me interesso por arte, porque sou bem curiosa. Adorei essa postagem do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gosto demais. E sempre que posso falo a respeito por aqui
      🤗

      Excluir
  8. As obras de Bosch são estranhas e belas. Os detalhes são tantos que o que não falta é vontade de desvendar cada um dos símbolo presentes. Um dos meus pintores preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bom saber que é dos teus preferidos.
      😍
      Eu gosto mto de Munch, Degas, Klimt, van Gogh, Modigliani e por aí vai

      Excluir
  9. Que representante maravilhoso da arte do século XV, gosto muito de apreciar os textos que estão imersos na arte e as narrativas que essas obras carregam!

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Beijos Aruom Fênix
    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Alguns temas sempre nos chamam mais atenção. Comecei a gostar de arte com meu antigo professor de literatura do cursinho. Aliás, ele me fez mergulhar ainda mais nesse universo de livros, pinturas, e toda arte antiga desde a Idade média. Mas depois que entrei na faculdade deixei um pouco de lado mas sinto falta de ler/conversar sobre o tema. Uma das coisas que mais gosto são os quadros, eles representam muito bem certos períodos da história. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bacana. Vdd, sempre trazem muito de suas épocas.
      Küss 😘

      Excluir
  11. Mais uma semana e a certeza de que vou encontrar algo novo e muito interessante para mim por aqui. Eu não conhecia o pintor, consequentemente não conhecia o livro, mas gosto bastante do tema utilizado por ele em seus trabalhos em outras obras. Principalmente essa oposição entre o bem e mal, magia e religiosidade. Fiquei bastante interessada em conhecer mais!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.