50 Poemas - Tomas Transtömer

Nas últimas semanas realizei algumas leituras me aventurando pela poesia de autores que até então desconhecia. Retornando com as postagens do blog [tentando, ao menos], trago para vocês as impressões que tive ao ler  50 Poemas, do sueco Tomas Transtömer.



Tranströmer foi premiado com o Nobel de Literatura em 2011. Com tradução de Alexandre Pastor, os 50 Poemas reunidos nesta publicação bilíngue da Relógio d'água abordam temas como a efemeridade da vida e uma junção do cotidiano com elementos da natureza, numa espécie de mística transcendental da existência.

O leitor que admira poemas mais sensíveis certamente encontrará na métrica de Tomas uma bela construção de poemas tocantes e carregados de subjetividade. Há muito da cultura nórdica inserida em suas composições, com variantes de beleza e obscuridade, irracionalidades e certa ausência do amor, exprimindo talvez, a faceta taciturna e reservada do próprio autor.

Ao sol, damos a impressão de sermos quase felizes e ao mesmo tempo sangramos de mágoas que desconhecemos.

Vi ser nästan lyckliga ut i solen, medan vi förblöder ur sår som vi inte vet om.



16 comentários:

  1. Olá Val,

    O que gosto, é porque você tem o gosto bem diferente, sempre acaba buscando leituras bem interessantes e fora da caixa.

    Não conhecia esse poeta, mas pelo que vejo deve ter sido uma leitura interessante e rápida, correto? Adorei conhecer um pouquinho mais sobre ele. Post interessantíssimo!

    att, @somaisumaleatorio

    ResponderExcluir
  2. O meu prazer em visitar seu blog é a descoberta de poetas dos quais nunca ouvi falar, mesmo não sendo muito fã de poesias. Grata pelas constantes dicas.

    ResponderExcluir
  3. Oioi! Eu estou numa vibe de poesia graças a uma matéria de Cecilia Meireles, então a sua indicação me chamou muita atenção, ainda mais por ser um autor sueco. Querendo ou não, ler literaturas estrangeiras nos permite mergulhar um pouco naquele mundo onde ela foi concebida, né? Vou procurar o livro, vai ser um contraponto interessante pra mim que estou tão mergulhada no Mar Absoluto da Cecília. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Ótima indicação ! Acho perfeito vocês enveredarem por diferentes literaturas. Isso é importante tanto quanto olhar para a nossa.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dos conteúdos que você traz! São sempre sobre autores, poetas, figuras da literatura ou livros que eu desconhecia, ou seja, são total novidade pra mim! Excelente conferir as suas impressões ao ler 50 Poemas, do sueco Tomas Transtömer. Faz tempo que eu não leio poemas mais sensíveis. E eu já leria só pelo muito da cultura nórdica inserida nessas composições!

    ResponderExcluir
  6. Poesia é algo com bastante sentimento, que mexe bastante com o pensamento das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Uau, não tenho muito o costume de ler poesias, mas gostei da dica. Parece uma obra para ser lida devagar, degustando cada um dos poemas. Não necessariamente uma leitura fácil, mas justamente por isso importante de constar na nossa lista de desejados... Ótima dica.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Me chama muita atenção seu gosto peculiar por literatura. Alguns autores que você apresenta nunca ouvi falar antes. Esse me despertou curiosidade por ser sueco. Nunca li nenhuma obra desse país mas já assisti algumas séries e comecei a pesquisar mais sobre a cultura deles. É incrível o quanto podemos aprender lendo ou assistindo filmes/séries. E quem não gosta de poemas não é mesmo? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto alguns posts seu a respeito de poema, e isso tem me instigado a tentar de novo ler esse formato de texto. Pois pode ser que a Carol de anos atrás não estava pronta para esse tipo de leitura e não deu conta.
    Espero estar mais madura. Eu tenho uma predileção gigantesca pela escrita nórdica, e esse post foi um UP a mais na minha vontade de tentar poemas de novo.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Que incrível! Gosto de livros de poesia bilíngue porque muita coisa é perdida na tradução. Acho que vou dar uma conferida. Obrigado pela indicação, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Valéria!

    Sou fascinada por poesia, então você me ganhou já nas primeiras linhas kkk quanto aos temas do livro, gosto de autores que abraçam a existência humana e a própria subjetividade. A cultura nórdica sempre me fascinou, então acredito que vou me dar bem com a leitura. Meu sonho real era poder ler todos esses autores em suas línguas originais, pra poder fazer um contraponto original/tradução, que é sempre muito incrível!

    ResponderExcluir
  12. amo textos bilíngues, acabam sendo mais fieis que outras edições
    Amo o seu estilo de leitura porque acabo conhecendo um pouco de outros autores e obras diferentes

    ResponderExcluir
  13. Nossa que poesia linda, já quero conhecer mais desse autor. Sempre que faço compras , coloco um livro de poesias no carrinho e conhecer autores novos sempre é muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia esse poeta mas já fiquei muito interessado! Antigamente eu não gostava muito de poesia mas quando eu comecei a ler eu fiquei apaixonado. Amei seu texto, ficou muito be escrito! <3

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o autor, mas fiquei bastante interessada. O trechinho que você colocou é muito bonito e tocante. Gostei.

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito de ler poemas, acho que fico pensando demais e sentindo falta de uma continuação mas gostei de saber que são poemas cheios de sensibilidade o que me deixo bem curiosa pela leitura.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.