Libertinagem e Estrela da manhã, Manuel Bandeira

Numa edição comemorativa da Nova Fronteira livros - 40 anos, somos presenteados com Libertinagem e Estrela da manhã, do grandioso poeta pernambucano Manuel Bandeira.



A obra contém uma apresentação por Godofredo de Oliveira, que explana um pouco sobre as obras de Manuel, sob um contexto modernista. 

Segundo ele, a poética de Bandeira possui dicção própria, com área burlescos, irônicos, mesclados ao humor, sendo assim, um dos grandes nomes da literatura brasileira.

Em Libertinagem e Estrela da manhã, é possível notar temas sociais e folclore negro em suas estruturas líricas. Seus versos são uma verdadeira construção poética. 

"Uns tomam éter, outros cocaína. 
Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria. 
Tenho todos os motivos menos um
de ser triste."

"A vida inteira que podia ter sido e que não foi." 

"Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."

Ler Manuel Bandeira é conectar-se com o mistério, o lirismo e a inquietação do cotidiano. É viajar por entre o decorrer dos dias, enxergando por uma ótica de poeta.

5 comentários:

  1. Me interessei bastante por essa obra e, sobretudo, por sua descrição final sobre ela. Profundo e muito bom!

    Abraços,
    Victor Wallace
    http://naliteraturaselvagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sua leituras são extremamente significativas, adorei suas considerações sobre o autor e sobre a leitura, eu ainda não li nada de Manuel, mas gostaria muito!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não li muitas coisas do Manual Bandeira, ainda hoje em dia acho um pouco difícil, mas gostei do que você separou.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Valéria, tudo bem?
    Eu tenho aqui em casa um livro pocket com uma seleção de poesias dele e esses dias eu li e olha, não é de se admirar que o Bandeira seja um dos maiores poetas que o Brasil já conheceu. Inclusive os poemas desses versos que tu menciona na postagem estão nesse meu pocket que tenho aqui em casa.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.