O essencial da década de 1970 - Caio 3D



"Tenho achado viver tão bonito, talvez porque ande como nunca perto da ideia da morte."

 Publicada pela Editora Nova Fronteira, Caio 3D - o essencial da década de 1970 traz uma compilação das obras mais marcantes já escritas na língua portuguesa, de autoria do gaúcho Caio Fernando Abreu, nascido num dia 12 de setembro, em 1948. 


Faz parte de uma trilogia de publicações intituladas Caio 3D, que conta ainda com seus escritos dos anos 1980 e 1990, década final de Caio, que faleceu por complicações decorrentes do vírus da AIDS, em 1996. 


Caio foi um escritor brilhante em contos, devaneios, dono de uma prosa que conversa intimamente com o leitor. Sua genialidade é escancarada em títulos como Inventário do ir-remediável [presente nessa obra em questão], além de algumas poesias, cartas destinadas a amigos e conhecidos com quem trocou correspondência ao longo de sua vida e alguns outros contos dispersos por outras de suas publicações..  


Amigo de Hilda Hilst, tinha uma admiração pela escritora que se revela de maneira poética na forma com que se dirigia a ela. Admirador de Clarice Lispector, de plantas e girassóis, vivenciou os anos de chumbo na política brasileira e fez de sua narrativa subjetiva seu próprio campo de lutas e afirmação de identidade. 

Gay, de sorriso sincero e amigo de Cazuza, frequentou o sítio de Hilst em São Paulo, viajou à Europa, voltou a terra gaúcha, morando em Porto Alegre em determinado ponto de sua vida. Trabalhou como autor, ator, escreveu para antologias, críticas em alguns jornais e como redator em outros. 


"O ovo apunhalado", "Triângulo das águas", "Morangos mofados" e "Mel e girassóis". Títulos nada convencionais, poético-profundos em suas construções. 


Do Inventário, "A quem interessar possa", "Corujas" e "Os cavalos brancos de Napoleão". Da solidão, "Itinerário", "Ponto de fuga" e "O coração de Alzira". Seguindo pelas partes Do amor, Do espanto - somos apresentados a situações do cotidiano, ao dolorido-sofrido, ao "Lixo e purpurina" de amores platônicos, intempestuosos, mordazes e melancólicos. 


O 'verbo transitivo' de Caio é 'direto' em meio a tanta subjetividade. É um baque seco no peito de quem o lê; "Press to open".  Desvele Caio. "De várias cores, retalhos."...



7 comentários:

  1. Eu quero esse livro, preciso hehehehehehe Gosto de Caio, mas, infelizmente, tenho poucos livros dele, lembro-me de ler sobre a relação dele com Clarice e com Hilda, o que me deixou mais fascinada, duas escritoras que amo. Acho, não tenho mais certeza, que a Nélida Piño também fazia parte desse ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mlr, tu ia amar essa leitura. Eu tbm não tenho muita coisa dele. Apesar que li muito emprestado de biblioteca. mas sempre que dá eu compro titulos dele que ainda não possuo no acervo. :)

      Excluir
  2. Oioi! É engraçado, mas tenho a impressão de que lemos muitas frases soltas atribuídas a Caio (e sabemos que muitas nem são dele de fato), mas pouco lemos sobre e do Caio em si. Seu post foi uma grata surpresa. Saber um pouco mais sobre a pessoa me despertou ainda mais curiosidade para ler a obra. Fiquei muito interessada na trilogia. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, verdade. muita gente acaba postando frases aleatórias que são atribuídas a ele. Com Clarice Lispector ocorre muito disso tbm. Confesso que até me irrito quando a galera posta sem saber se é dele ou não rs
      assim que puder, leia Caio. Ele é maravilhoso <3

      Excluir
  3. Que beleza de biografia! Uma pessoa que pareceu vir ao mundo com propósitos definidos, com leveza, belas inspirações (como Clarice!), e boas definições do que para ele seria a vida! Amei seu post, sua linda indicação!

    ResponderExcluir
  4. Estou sabendo agora que faz parte da uma trilogia de publicações intituladas Caio 3D! Acho sensacional o fato de trazer uma compilação de obras tão importantes para a língua portuguesa,além de muito marcantes e de autoria do autor gaúcho. Ótimo poder conhecer mais sobre o trabalho desse escritor brilhante!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do Caio. Tenho nessa curiosidade a respeito de sua escrita. Gostei do que você falou sobre sua vida, deu pra conhecer um pouquinho dele. E se interessar ainda mais por algo escrito por ele!
    Beijão

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.