O Teatro de Ferreira Gullar: Um rubi no umbigo


Ferreira Gullar foi um poeta/escritor maranhense, e Um rubi no umbigo foi a mais recente leitura dele que fiz. 

A trama é permeada de humor ácido e situações tragicômicas, que de maneira ferina inserem uma alfinetada no corpo da sociedade brasileira.

Everaldo está endividado, não sabe mais como pagar o aluguel e sustentar sua mulher e filho. Vitor tem uma herança estranha deixada em seu umbigo, por sua avó, mãe de Doca, sua mãe. De repouso por ter passado por procedimentos médicos, Everaldo passa a ver a jóia enterrada no umbigo de Vitor como uma possível saída para o pagamento de suas dividas, mas isso pode custar a vida do rapaz.

Doca é a típica mulher submissa que teme a figura autoritária e preguiçosa do marido. Vitor é um jovem frustrado com o emprego numa loja de pregos, descontente da pobreza a qual esta inserido e que pensa em "rotas de fuga" ilegais a fim de escapar da miséria. Everaldo é o pai de família que reclama da sogra morta, que pede dinheiro emprestado a agiotas e desconta no filho e na mulher os desastres financeiros aos quais se submete. Despedido do emprego por desviar dinheiro, planeja enrolar a quem deve através de um golpe que ele considera esperteza; o já conhecido ditado 'confiar nos ovos que ainda não saíram da galinha' é uma boa expressão para definir tal intento... 

Escrita em 1970, Um rubi no umbigo foi escrita em meio à Ditadura militar, episódio nefasto de nossa História política que fez o próprio escritor se exilar do país, embora ele já tenha se envolvido com o Teatro alguns anos antes. 

Vitor é a figura que simboliza a discórdia. A mãe rejeita a ideia por temer pela segurança do filho. Há um paradoxo compondo a vida do rapaz: vida por dividas pagas, morte pela retirada em si do objeto que lhe foi encravado a fim de salvar sua vida. Nesse movimento cíclico, o rubi brilha, a despeito de seus arredores, infestado de personagens divididos entre desespero e esperança...

O desfecho possui ironia, bem como o proprio desenvolvimento. Um rubi no umbigo entrega ao leitor uma complexidade disposta num enredo fluído. 

Pura caricatura da vida carioca, onde se ambienta a trama, e que expõe como ferida aberta os males sociais do cotidiano de uma classe pobre e miserável.



8 comentários:

  1. A obra parece ser contundente. Me interessei...
    Nunca li nada do autor, mas sua figura é muito conhecida. E sua resenha fez o favor de me deixar curiosa à respeito. Pronto, mais um pra lista dos "quero ler".

    Beijocas e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Imagino o quanto que essa obra é rica, nunca li nada parecido, fiquei curiosa pra conhecer essa obra incrível.

    ResponderExcluir
  3. eu história tirada da realidade essa ein? parecia eu ouvindo de alguém sobre a propria vida ou a vida de alguem proximo, eu conheço o autor mas não conhecia essa obra kkk (como sempre né?) mas eu gostei da premissa é bem o estilo de leitura que ando tendo.

    ResponderExcluir
  4. Ótima maneira de celebrar, realmente. Acho que nunca li um título tão pitoresco, poético e ácido como você descreveu esse. Muito interessante como o ambiente da trama traga uma caricatura da vida carioca.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Achei curioso o nome do livro. Me chamou atenção a ideia do autor. Acredito que alguns autores mais antigos fizessem sátira a uma determinada sociedade. Assim como, trouxesse para seus livros críticas sociais. Fazer o leitor questionar, perceber o quanto a sociedade evoluiu ou não e torná-lo questionador é o dom de certos autores. Não o conhecia mas gostei da indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do Gullar, gosto da acidez e da ironia das suas obras, mas ainda não li esse! Eu já fiquei interessada, Val!

    ResponderExcluir
  7. Eu não conheço muito do Ferreira Gullar, mas já ouvi muitos elogios na faculdade. E eu também adorei seus pontos sobre esse livro, porque ironia é algo de que gosto muito. Também gostei bastante da construção que os personagens parecem ter :)

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro cheio de simbologias para pensarmos e refletirmos , não só no cotidiano dessas pessoas mas como as relações afetivas entre familiares alteram o rumo e a vida de uma família , o que em muitas vezes é uma pena. Achei interessante sua resenha e conhecer um pouco mais sobre esse livro.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.