3 obras para descobrir John Lennon


Os Beatles revolucionaram a história do rock. Surgiram em Liverpool e durante as décadas de 1960 e 1970 alavancaram multidões por onde passavam. O sucesso foi instantâneo, e os quatro membros tiveram momentos memoráveis na história da música, sendo imortalizados mesmo quando o líder John Lennon decidiu interromper a carreira ao lado de seus companheiros. 

Há três breves leituras que podem inserir o leitor curioso no universo beatlemaníaco. Obras honestas que desvelam uma faceta de Lennon que muitos desconhecem. Através desse post, venho sugerir essas leituras, que podem ser realizadas até mesmo por quem não é fã da banda, mas sente curiosidade de entender e conhecer um pouco sobre um dos grandes nomes da história da música, e sua trajetória na carreira com os Beatles, solo e seu relacionamento com a artista Yoko Ono, até sua infeliz morte em 1980. 

O pensamento vivo de John Lennon é uma edição da Martin Claret, contendo várias entrevistas e depoimentos do cantor, bem como curiosidades acerca de sua vida profissional e pessoal, além de uma cronologia de sua vida desde o nascimento. 

"Eu pensava de verdade que todos nós seríamos salvos pelo amor." 

Em Homens que mudaram a História, há mais alguns fatos interessantes sobre o astro, algumas fotografias de infância e com a banda, e de seu relacionamento com Yoko, que foi motivo de atrito durante muitos anos entre ele e George, Ringo e Paul. Além da carreira solo como músico, Lennon também publicou livros, foi ativista, pai, teve uma infância difícil [de abandono], perdeu a mãe muito cedo.. entre vários outros acontecimentos que acabaram por moldar o indivíduo no qual se tornou. 

"Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia." 

O livro-clipping John Lennon por ele mesmo é também uma publicação da Martin Claret, onde encontramos um perfil biográfico, cronologia e a vida do artista a partir da perspectiva de pessoas que conviveram com ele. Trata-se de uma obra ricamente ilustrada. Item essencial na coleção de qualquer leitor de biografias, ou beatlemaníaco. 

As obras aqui mencionadas se completam de maneira indireta. São ótimas opções para quem busca uma leitura breve a título de curiosidade. 
Um belo meio de inserir-se na musicalidade dos anos 1960, através de uma banda que até hoje é reverenciada na indústria musical.

3 comentários:

  1. Eu gosto das músicas dos Beatles e acho a história da trajetória deles bem curiosa. Já sabia de alguma obras a respeito, quando fui visitar o museu dedicado e eles no RS. Mas ainda não tinha lido nenhum. Gostei da indicação e quem sabe eu leia algum dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante das músicas da banda, e acho a trajetória deles bem curiosa. Conheci um pouco da história deles num museu que tem no RS, mas nunca li as biografias. Embora não seja muito meu estilo, quem sabe eu dê uma chance algum dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Ah, cresci ouvindo músicas antigas e gosto de muitas bandas nesse estilo. No ano passado encontrei um livro da banda A-Ha e fiquei impressionada com a quantidade de material, além de um pôster lindo. Gostei das suas dicas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.