Wind from the Park / Phyllis Shand Allfrey #PoesiaRotaMundo
Wind from the Park
The lost friend, being humbler than the lost live, and more sane,
falls from life's pressing book like a dried
herb,
leaving no stain.
The dried herb drifts away, but the crushed
rose
cleaves and grows dark
and drops in an empty hand when there blows
wind frok the park.
Phyllis Shand Allfrey foi uma poeta, ativista e jornalista nascida em Dominica, país insular caribenho. Natural de Roseau, escreveu obras notáveis como The Orchid House e In Circles. Faleceu em fevereiro de 1986.
Dominica é um país caribenho colonizado pelos ingleses. A população Caraíba nativa foi quase totalmente extinta devido aos conflitos com os colonos. Isso explica o fato da população atual ser predominantemente negra, descendente dos escravos trazidos para a ilha durante a colonização.
Suas paisagens naturais contam com cachoeiras, nascentes e rios. Costuma ser visitada por mergulhadores, devido a natureza vulcânica da ilha.
Com relação a cultura, Dominica mescla tradições europeias, africanas e caribenhas.
A poesia selecionada faz parte do Projeto RotaMundo, em parceria com o blog Poesia na Alma. Neste mês de agosto, teremos poesias dos países Dominica, República Dominicana e Haiti. Para encontrar as demais obras, visite nossas redes Instagram e YouTube. Para saber quais os poemas escolhidos por Lilian Farias, visite o blog Poesia na Alma e suas redes sociais.
Nenhum comentário:
De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...
Seja bem-indo-e-vindo[a]!