1001 livros antes de morrer...



Um livro super volumoso da minha estante e que custou bem barato foi o 1001 livros para ler antes de Morrer, de Peter Boxall. Quando o vi na banca de revistas, pelo volume achei que fosse bem caro, mas estava por apenas 20 reais. Não perdi tempo e comprei logo o meu... À primeira vista, não me chamou tanta atenção, mas quando folheei, vi que tinha em mãos um 'catálogo' excelente e que poderia me render ótimas sugestões de leituras... Percebi também que vários títulos eu já tinha lido, e tantos outros estão na minha estante, esperando por sua vez de me proporcionar prazer de leitura... [e mais uns outros que ainda não tenho, peguei emprestado, e pretendo ler...]

O livro faz uma divisão dos livros por século. Eis a lista de livros que já li de acordo com as divisões:
[em itálico os que possuo em meu acervo...]

Antes de 1800:

Robinson Crusoé - Daniel Defoe
As viagens de Gulliver - Jonathan Swift
Cândido - Voltaire
O castelo de Otranto - Horace Walpole
Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe

Anos 1800:

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Frankenstein - Mary Shelley
O corcunda de Notre-Dame - Victor Hugo
A queda da casa de Usher - Edgar Allan Poe
Almas Mortas - Nikolai Gógol
O poço e o pêndulo - Edgar Allan Poe
A moreninha - Joaquim Manoel de Macedo
O morro dos ventos uivantes - Emilie Brontë
Moby Dick - Herman Melville
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
Memórias do subsolo - Fiódor Dostoiévski
Alice no país das Maravilhas - Lewis Carroll
Iracema - José de Alencar
Senhora - José de Alencar
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Germinal - Émile Zola
O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde [O médico e o Monstro] - Robert Louis Stevenson
O cortiço - Aluísio de Azevedo
O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
Quincas Borba - Machado de Assis
Drácula - Bram Stocker
Dom Casmurro - Machado de Assis

Anos 1900:

O cão dos Baskerville - Sir Arthur Conan Doyle
O coração das trevas - Joseph Conrad
Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Retrato do artista quando jovem - James Joyce
O processo - Franz Kafka
O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Mrs. Dalloway - Virginia Woolf
Nada de novo no Front - Erich Maria Remarque
O quinze - Rachel de Queiroz
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Menino de Engenho - José Lins do Rego
Mas não se matam cavalos? - Horace McCoy
Capitães de Areia - Jorge Amado
Vidas Secas - Graciliano Ramos
O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Ficções - Jorge Luís Borges
1984 - George Orwell
O apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger
O velho e o Mar- Ernest Hemingway
O senhor das moscas - William Golding
O americano tranquilo - Graham Greene
O senhor dos anéis - J. R. R. Tolkien
Giovanni - James Baldwin
On the Road - Jack Kerouac
Laranja Mecânica - Anthony Burgess
Lavoura Arcaica - Raduan Nassar
A hora da estrela - Clarice Lispector
O iluminado - Stephen King
Delta de Vênus - Anaïs Nïn
O guia do mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
O centauro no jardim - Moacyr Scliar
A cor púrpura - Alice Walker
O amante - Marguerite Duras
A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
O perfume - Patrick Süsnkind
Trilogia Suja de Havana - Pedro Juan Gutiérrez

Anos 2000:

Não li nenhum dos citados no livro...

Em breve farei a lista dos que tenho em meu Acervo, mas ainda não li...
Até a próxima...





10 comentários:

  1. Sou louca para obter esse livro :s
    Ele é ótimo para consultas ao que parece e tem muitas indicações de ótimas leituras.
    Logo que achar ele em um promoção boa eu também compro pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Legal, é o tipo o guia do conhecimento. Muito massa!

    ResponderExcluir
  3. Val, eu sou a louca das listas, então amo de paixão esse livro.
    E caramba, vc já leu um monte de coisa dele!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ter lido mais e falado mais das obras lidas por aqui, mas aos poucos vou fazendo isso ^^

      Excluir
  4. Oi, Val! Tudo bem?
    Eu também tenho esse livro e comprei por R$9,90 no submarino, acredita?
    Eu adoro ele, sempre dou uma lidinha básica e já procurei algumas livros por indicações dele.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu sempre quis um livro desses, ou aqueles 100 lugares para visitar e afins.
    :) acho bem interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o de lugares para visitar ainda não consegui encontrar.

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.