Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne

Olá, pessoas. Vamos a mais uma postagem no blog, e dessa vez venho falar de uma obra a qual nutri uma expectativa demasiada e resultou em frustração...

Costumo resenhar os livros que me encantam, mas vezemquando é necessário falar sobre os '[in]frutíferos': nesse caso, Viagem ao centro da terra, de Julio Verne. Meu primeiro contato com o autor foi com o livro Vinte mil léguas submarinas. Não sou muito adepta de literatura fantástica, não por não gostar, é mais por falta de hábito em comprar livros nessa temática. Confesso que comecei a ler receosa de não gostar e li Vinte mil léguas em pouquissimo tempo, devido a sua narrativa deliciosa, descritiva [amo] e fluída... Partindo daí, resolvi ler A volta ao mundo em 80 dias, e mais uma vez me encantei com a escrita de Verne, achei até melhor que o primeiro livro. Então, quando vi a chance de comprar Viagem ao centro da terra por 4,00 reais num sebo, não pensei duas vezes e trouxe o livro pra casa. Posso dizer que amei a leitura, me empolguei ao ponto de ler mais de 100 páginas em menos de duas horas. Só que o final do livro me deixou com a impressão que eu tinha tomado um banho de água gelada quando eu esperava uma noite de sexo quente. [ok, peguei pesado na metáfora mas foi isso mesmo...]. 

A impressão que tive foi de que Verne se empolgou escrevendo mas tinha um número de páginas X pra contar a história e quando essas folhas estavam acabando, ele percebeu que teria que encerrar ali, no 'meio do caminho', mesmo que ainda pudesse render mais umas 200 páginas pra ter um desfecho digno do restante do livro. Ele conseguiu quebrar a própria narrativa de forma broxante, e me deixou beeeem decepcionada. Viagem ao centro da terra tinha tudo pra ser um livro incrível, mas o final me decepcionou deveras. Esperava bem mais, em virtude do que já tinha lido do autor. Embora isso tenha acontecido, não vou desistir dele, claro. Vou procurar o próximo Verne para minha 'estante' e não faço idéia de qual título, mas o primeiro que eu encontrar, comprarei pra ler...
Ainda classifiquei Viagem ao centro da terra com 3 estrelas, pois o inicio da história foi ótimo, e vale a pena ressaltar isso. Mas recomendo que não esperem muito da leitura ou vocês correm o risco de se frustrar... Minha edição é da Ed. Martin Claret.

A história fala sobre um geólogo alemão, que após encontrar uns manuscritos em seus numerosos estudos e decifrar o que está contido neles, resolve partir com seu sobrinho Axel numa aventura secreta, que ninguém daria crédito se soubesse de antemão do que se tratava, pois julgariam como loucura uma empreitada dessas. Partindo para a Islândia, ambos adentram as profundezas de uma montanha em busca do ponto central do planeta, em uma viagem repleta de privações, aventuras e situações impossíveis, descobrindo coisas fantásticas a cada quilômetro terra adentro... A escrita de Verne é digna de nota, pois as descrições dos ambientes narrados não são de forma alguma cansativos. O leitor consegue visualizar as cenas como se estivesse dentro da história. Mas o desfecho dos acontecimentos ficou muito aquém do que eu esperava... 

Bom, não vou dizer algo como 'não leiam esse livro' pois cada um tem suas preferências e podem até se agradar da forma como ele termina o livro, mas já saibam de antemão, que não se deve esperar algo grandioso da obra... Ao menos pra mim, foi uma impressão literária bem simplista, que não me fascinou, mas me deixou com a sensação de 'tempo desperdiçado'... 




10 comentários:

  1. Val, acredita que não gostei desse também? Só que no meu caso eu não gostei MESMO, empaquei na história desde o começo...daí deixei de lado.
    Mas também não desisti do autor. Estou pensando em ler dele" A volta ao mundo em 80 dias" que uma professora deixou lá na gráfica pra os alunos tirarem cópia, vamos ver se minha segunda experiência com ele funciona melhor que a primeira.

    :* xêros roxinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A volta ao mundo em 80 dias é excelente. Creio que desse você vai gostar :D
      bj, Tama =]

      Excluir
  2. Olá, Valéria, como vai, linda?
    Sou doido pra ler algo deste autor, mas, pelo que li de seu post... não começarei por este livro. Apesar de dizer que quer que leiamos pra tirarmos nossas conclusões, confio no seu gosto literário, então, esse é um livro que adiarei, rsrs
    Menina, e que metáfora kkkk "Só que o final do livro me deixou com a impressão que eu tinha tomado um banho de água gelada quando eu esperava uma noite de sexo quente." KKK <3
    Beijos <3

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que só li dois livros do Verne. I'm not a Vernian rsrs Eu gostei, eu lembro que o que mais me impressionou foi mesmo o fato de ele escrever coisas tão futurísticas numa época como a dele. Ainda assim, não é um gênero que gosto muito de reler.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro há muito tempo, pois era paradidático da minha escola, e fui reler há pouco tempo atrás, a história é ótima e fascinante. haha
    Dá uma conferida na promoção que tá tendo no meu blog? Agradeço! ;D
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Verne mas já ouvi bastante coisas sobre ele. Fiquei curioso sobre o Volta ao mundo em 80 dias. Com certeza ela estará na minha lista de leituras de 2014.
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que legal esse livro... não conhecia mas parece ser muito bom!
    Adorei a resenha *---*

    Corra e participe do sorteio que está rolando no meu blog!! =D
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Vinte mil léguas submarinas foi o único livro do autor que eu li, eu adorei.
    Estava louco para ler 'Viagem ao centro da terra' mas vou pular para a volta ao mundo
    em 80 dias, espero que eu goste,

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey tudo bem?
    Nunca li nada do Verne :/ (vou ser apedrejada ahaha). Estava pensando justamente começar com viajem ao centro da terra, mas como você não gostou tanto vou pensar em outro dele para ler primeiro. Talvez 20 mil léguas submarinas , não sei ainda.
    Gostei muito do seu blog, seguindo! Pode seguir o meu também? Obrigada (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  9. É. Não é todo mundo que se agrada com os escritos de Verne.
    Confesso que não li esse livro, mas acredito que o que fascina nos livros de Verne até hoje, é a possibilidade evolutiva, quando os livros foram escritos em épocas tão bitoladas. Não acho o cara um gênio da narrativa, mas um Einstein das ideias.
    Enfim, pena mesmo que não gostou. :/

    bjinhos
    Terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.