Ájax, uma tragédia grega de Sófocles

 ~ esta resenha pode conter spoiler ~

Ájax é considerada a Tragédia Grega mais antiga de Sófocles que sobreviveu ao tempo e chegou até nós. Provavelmente foi escrita por volta de 445 a.C. Perdendo apenas para Aquiles, o herói de Tróia, Ájax era considerado o melhor guerreiro grego. Com a morte do primeiro, ele acreditava ser merecedor das armas dele. Porém, as honras couberam a Odisseu, deixando Ájax furioso.

Ájax quis matar seus generais aqueus e Atena acaba intervindo, transtornando o guerreiro, fazendo com que ele enxergue os homens como um rebanho de ovelhas. Ele mata algumas 'ovelhas' e leva outras para sua tenda, a fim de torturá-las. Quando percebe o engodo, se desespera e resolve tirar a própria vida, mesmo com sua esposa Tecmesa protestando...

Ájax tem seu fim jogando o corpo contra a espada que ganhara de Heitor, morto por Aquiles durante a guerra de Tróia. A partir daí, os chefes decidem o que fazer com seu corpo. Teucro acha melhor sepultá-lo, mas os irmãos Menelau e Agamêmnon se mostram contra... 

Fim do spoiler.

Para leitores que não possuem o hábito de ler peças gregas, a trama pode soar estranha, mas certamente vai agradar, assim como aos apaixonados pela mitologia desse povo. Ájax pode não ser uma peça tão conhecida como Édipo-Rei ou Antígona, também de Sófocles, mas carrega sua importância... Os diálogos são pungentes e o texto se revela fluído... 

A peça traz uma crítica a moral dos personagens, que vão dos sentimentos de vingança de Ájax movida pela honra, passando pela covardia de Agamêmnon e Menelau em negar-lhe sepultura digna e a sensatez de Odisseu. 

É difícil falar muito da peça sem entregar de cara seus elementos. Mas por se tratar de uma obra clássica e conhecida por muitos [como o desfecho de Romeu e Julieta, por exemplo], dá pra perdoar o possível spoiler... hehehe...





7 comentários:

  1. Olá amiga, tudo bem?

    Adorei a publicação, amo história e mitologia, por isso vi grande valor em ler essa tragédia grega escrita por Sófocles. Como você sabe consegui parceria com a Odysseus, agora vou aproveitar e ler algumas peças gregas.
    Parabéns pela publicação!

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Gostei da sua resenha, mas a temática mitologica não me atrai.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Valéria
    Muito boa e interessante sua resenha!
    Adoro história e mitologia, mas confesso que não conhecia os detalhes de Ájax.
    Me chamou bastante a atenção o fato da peça trazer uma crítica à moral dos personagens.
    Vou colocar na minha lista
    Bja

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não conhecia e me interessei bastante, embora eu não tenha o costume de ler obras assim eu gosto e até tenho vontade de ler mais. Confesso que nesse caso eu gostaria de mais spoiler porque fiquei curiosa mesmo, mas nem todos gostam de spoiler (eu não gosto, só em casos extremos de curiosidade kkkk) então é melhor não colocar mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olha,eu não me importaria em ter recebido mais spoilers, porque esse é o tipo de obra que precisa ser falada mesmo, kkk. Pra começar, eu nem sequer tinha ouvido falar, mas do pouco que li, gostei bastante. Só tenho medo de não entender algumas coisas, por ser um clássico - sou bem lentinha, kkk.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Apesar de gostar de mitologia, nunca tive a oportunidade de ler nenhuma peça grega.
    No entanto, não é um livro que tenha interesse de ler por enquanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de mitologia grega apesar de não conhecer tanto.
    Nunca li nenhuma peça grega e apesar da curiosidade, não sei se lerei alguma tão cedo.
    Bjs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.