Poemas, de Giorgos Seféris

Giorgos Seféris, também vencedor do Nobel de Literatura, no ano de 1963, nos brinda com poemas que falam sobre o mistério da vida e da morte, da impossibilidade de resgatar o passado e sobre os absurdos cometidos nas guerras, através de mentiras ideológicas que só servem para alimentar seus algozes.



Nascido em Esmirna em 1900, Giorgos soube exprimir um amargor nos versos que compõem essa obra, através de uma métrica lírica que perambula pelo exílio ao qual foi submetido devido a profissão diplomatica, causando sua ausência da pátria por longos períodos.

Há um que de odisseico na poesia de Seféris, que retrata esse deslocamento por terras alheias com ares nostálgicos. Seus versos conseguem a façanha de capturar com maestria o sentimento de eternidade que permeia a Grécia, ao longo de séculos de arte e História de uma cultura tão milenar que nos chega ao presente...

A eles, nós que nada tínhamos, ensinaremos a serenidade.




24 comentários:

  1. Eu aprecio muito poemas e não conhecia Giorgos Seféris. Claro que já quero saber mais de sua obra. Ainda mais por abordar tema fortes. Com certeza poesias bem intensas. Gostei!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Poemas sobre finitude me atraem, principalmente quando sua complexidade é transmutada no verbo, sentimento da eternidade me remete a algo difícil, não conheo o autor e sei que preciso ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo suas indicações, pois sempre que passo por aqui conheço algum nome clássico da literatura mundial, mas que, para mim, é novo. E isso é muito bom, pois vejo que, quanto mais eu leio e conheço autores, o que sei é apenas uma gota num oceano de possibilidades, como os versos de Seferis.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo, ganhador do Nobel e escreve sobre temas tão atuais...adorei!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amiga! Que singelas as sua palavras acerca desse escritor! Gosto desse tipo de escrita, um tanto nostálgica. Já estava com saudades de estar por aqui justamente por esse envolvimento tão bonito que vc me traz com a Literatura do mundo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre seguindo no projeto de rodar o mundo ba Literatura be? Aí ja viu hahahh
      Bj

      Excluir
  6. Eu achei interessante como seu texto casa de maneira poética com o texto do Giorgos. E gostei muito da associação a Odisseia, porque todas as variantes literárias sobre viagem bebem dessa fonte mesmo.
    Seu texto tá primoroso, mlr.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia uma obra desse autor/poeta vencedor do Nobel de Literatura, que vai nos presentear com esses poemas que abordam assuntos muito importantes e delicados assim como
    o mistério da vida e da morte e da impossibilidade de resgatar o passado e que também fala sobre os absurdos e horrores cometidos nas guerras, além das mentiras ideológicas
    por trás delas. Enfim, são assuntos muito interessantes ao meu ver e são questionamentos necessários para instigar o leitor e fazê-lo pensar e refletir. Ótimo que através desses versos ele consegue realizar essa façanha de capturar esse sentimento e eternizar uma cultura tão milenar quanto a Grécia.

    ResponderExcluir
  8. Interessante a forma como você retratou o Giorgio Seféris. Não conhecia muito sobre o autor, mas confesso que achei interessante a descrição dos poemas dele. Parecem ser profundos...

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho ainda que desenvolver melhor minha relação com livros de Poemas. E você tem sempre dicas pontuais.
    Gostei dessa pegada nostálgica que você ressalta!
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poesia é vasta. Acredito que vc vai gostar quando encontrar a leitura certa hehe 🤗

      Excluir
  10. Mesmo não sendo um dos meus gêneros favoritos para a leitura, fiquei muito curioso. Quando tiver a oportunidade eu com certeza darei uma chance! <3

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Incrível como alguns títulos conseguem nos fazer refletir sobre alguns temas. Sempre que venho ao seu blog relembro quando estudava filosofia. Os títulos eram tão diferentes dos que leio hoje, traziam outras reflexões, outros debates, e claro alguns pensadores nos "levavam" à Grécia. Realmente eles nos ensinaram demais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Erika. Eu me sinto vivenciando a cultura do lugar, a depender da obra que leio ^^

      Excluir
  12. Oie Val! E como sempre seu post da semana vem recheado de cultura e temas interessantes. Não conhecia o autor, acredito tbm por ser um gênero que não me familiarizo muito, porém seu campo de escrita me chamou bastante atenção. Achei os temas bem fortes e importantes e fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  13. Eu não leio muitos poemas, mas estou tentando mudar essa realidade.
    Ainda não conhecia essa obra e nem o autor, mas fiquei curiosa.
    Já estou anotando a dica, e assim que possível irei ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.