Noite em claro, de Martha Medeiros









"Estou sozinha com meu cálice de champanhe, o primeiro. Comi uma barra de chocolate só pra fingir que nada me importa, mas tudo me importa como nunca me importou nesta noite em que estou sozinha, tentando ficar bêbada, prestes a ser gorda, infernizada por recordações do passado e impaciente para inventar um futuro." Martha Medeiros.








E assim começa essa obra de Martha Medeiros, uma das autoras brasileiras mais conhecidas da atualidade. De cara se percebe a leveza [e pesar] do texto que vem pela frente... Martha, 'embriagada' [ou prestes a isso] 'conversa' com o leitor, enquanto a chuva cai lá fora... Sua "Noite em Claro" será longa... ou até quando a chuva parar de cair...  

O texto fala sobre memórias da narradora, que se encontra sozinha em sua residência, numa longa noite chuvosa. Triste, melancólica e solitária, ela solta seus pensamentos no papel, escrevendo até que a chuva cesse lá fora... mas e quanto à chuva que cai por dentro? Por dentro, ela continua gotejando, tempestuosa...

O livro traz muitas passagens profundas, e tem apenas 64 páginas... é um conto denso, carregado de solidão existencial em tons de cinza... a escrita de Medeiros é de fácil compreensão... ela não precisa de palavras difíceis pra expressar sentimentos complicados... mas nem por isso cai no lugar-comum... costumo compará-la a Caio F. Abreu, ela sabe [assim como ele] escrever sobre coisas doloridas de forma poética, bonita... 

Uma história repleta de amores confusos, de finais [in]felizes, com pitadas de delírio, prazer e nostalgia... Conversa regada a chuva e champanhe...  "Mulheres infelizes costumam ter uma vida interessante.", já diz Martha em Noite em Claro... Quem sou eu pra discordar ou duvidar disso???




10 comentários:

  1. Olá moça!

    Adoro Martha, esse livro é realmente deveras emocionante.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que estou com vontade de ler esse. Dela eu tenho o doidas e santas e adoro. Ela tem uma escrita deliciosa...

    ResponderExcluir
  3. Maria, fora os textos aleatórios na internet, eu nunca li nada da Martha.
    Adoro chuva e gostei muito do "clima" desse livro. E por ele ser curtinho, posso muito bem começar por ele.
    Adorei a dica e vou ler, prometo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou louco pra ler algo da Martha, e vejo que esse conto é boa para iniciar. Por ser uma narrativa mais curta que já mostra a força da escrita de Medeiros, tenho certeza que essa é uma narrativa que demostra fortes sentimentos com a forma original pela qual ficou conhecida. Espero ler algo dela o quanto antes ! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  5. Sim! Conheço Marta Medeiros dos quotes no Tumblr, mas nunca li nada dela , não por falta de vontade ou curiosidade é que vão aparecendo outros títulos e a gente vai esquecendo.
    Foi bom ler sobre ela aqui pq assim atualizo minha lista, porém antes tenho que me destravar, tô com bloqueio literário. afff

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu já tive contato com a escrita da Martha Medeiros e gostei bastante, mas não sabia que ela escrevia contos também, conhecia apenas as crônicas dela. Normalmente, eu não me interessaria muito pela obra, pois não sou muito fã de contos, mas a escrita dela é tão envolvente e leve que fiquei curiosa para ler esse livro.
    Gostei da resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiiie

    O conto parece interessante, mas não leio mais nada muito pesado emocionalmente. Sempre fico muito afetada, mas é uma pena, porque essas leituras sempre agregam!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem amiga?
    Confesso que nunca li qualquer trabalho/obra da Martha Medeiros, já conhecia um pouco do trabalho dela por meio de amigos que sempre teceram elogios sobre a escrita dela. Gostei da sua resenha e impressões, vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. eu li esse livreto em 2012 e amei, a maneira louca como ela conduz a narrativa mostra uma outra Martha longe dos clichês de auto-ajuda por vezes presentes em suas crônica.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Pela citação que você escolheu parece realmente triste este conto.
    Já algo da Martha, mas este conto ainda não, muito boa a indicação.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.