Tag: Minha Faculdade


Vi essa Tag no blog Doce Abril e achei bem interessante pra fazer. Muitas pessoas perguntam sempre qual o curso que eu faço e essa Tag veio a calhar. Então, vamos lá:


1- Qual seu curso de graduação?
Licenciatura em História

2- Quantos períodos ele tem? E em qual você está?
8 períodos. Já deveria ter terminado mas fiquei devendo uma cadeira e paguei um semestre a mais [1 vez por semana - 2013.1]

3- Porque você escolheu esse curso?
Humanas sempre foi minha paixão. Pensei em fazer algo relacionado à comunicação, Jornalismo. Fiz o vestibular uma vez mas nem passei da 1ª fase. Provavelmente teria abandonado o curso caso tivesse passado. Ainda não era o que eu queria... Gosto do passado, de contextualizar com o hoje, a história sempre esteve presente nos livros que lia e em meu cotidiano. Optei por paixão mesmo. E pra ser professora, não era minha idéia inicial. Tenho pavor de falar em público, então a licenciatura foi como uma terapia de choque, tipo 'vai lá e enfrenta os alunos'. Hoje em dia, amo meu trabalho e me sinto muito bem e útil quando vejo que os alunos aprenderam comigo. Apesar das dificuldades na Educação do país, não tenho pretensões de mudar o mundo, mas 'abrir o terceiro olho' dos alunos [de um que seja] pra que eles possam mudar o que vai ficar pra eles 'amanhã'.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Não, porque já sabia que professor ganha pouco. Não entrei visando sucesso econômico e sim satisfação pessoal...

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Tranqüilo. Não falei com ninguém na sala. Apenas quando saí dela me dirigi a um rapaz que já tinha tido contato pela comunidade de feras no Orkut e ele veio a ser meu melhor amigo até hoje. [David ♥]

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?Não. No nosso curso, não precisamos fazer um TCC porque ao longo dos períodos, fazemos várias monografias [em grupo ou individuais como forma de avaliação de alguns professores]. Mas se eu tivesse que fazer um, seria na área de Cinema, Quadrinhos em sala de aula ou Patrimônio Local.

7- Você se considera uma boa aluna (o)?
Fiquei na média. Nem super inteligente, mas também não fui desleixada com os estudos.

8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
não completamente, mas a experiência foi proveitosa em torno de 85%

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Não, apenas livros e montanhas de xerox...

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Todo semestre tem. Mas eu não participei. Detesto essas bobagens [bem como o raspar de sobrancelhas, que acho ridículo]

11- Seu curso tem muita matemática?
só o que vemos de números na História são datas e algarismos romanos rsrs

12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?Minha turma começou com 60 e digamos que uns 40 se formaram, e mais uns 10 estão com cadeiras pendentes. Poucos desistiram ou migraram para outros cursos.

13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Baixe a bola, que Historiadores não são a última Crush do Deserto. E cuidado com os possíveis pseudo-qualquer-coisa que na verdade só almejam lhe passar a perna pra conseguir afeição de algum professor pra ganhar bolsa. [verdade seja dita, teve muito disso - e ainda tem - no meu curso]

14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Não. Como o curso é público, não tinha gastos com mensalidade, e enho uma renda pequena que me permitia não precisar de um trabalho ou estágio urgente. Deu pra me concentrar mais nos estudos sem me prejudicar mentalmente...

15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Bom, pra que gosta da área de humanas, não tem paciência com números e quer um leque mais amplo de possibilidades, eis um curso que pode lhe proporcionar bastante conhecimento e expansão de idéias, valores e visões... Em geral, os cursos de licenciatura tem cadeiras na área pedagógica, e são mais voltadas ao uso da História na sala de aula, os de bacharelado são mais específicos e se aprofundam melhor em teoria, porém, sem uma base para sala de aula, então, creio que bacharel tem um pouco de dificuldade em agir em sala de aula... no meu caso, houveram várias eletivas de cunho sócio-cultural e valeram a pena, porque com elas, o curso não ficou cansativo, e houveram opções de 'contar história' de forma mais criativa, sem perder a teoria... Sociologia, filosofia, psicologia da aprendizagem, artes, cidadania, antropologia, entre outros tiveram sua fatia de participação em minha grade curricular. Pra quem gosta de História, do passado, e procura entender as questões de construção e aculturação da humanidade ao longo dos séculos, quem tem curiosidade de entender o surgimento do que somos hoje, eis uma boa pedida...

Bom, é mais ou menos isso. Quem quiser fazer a Tag, sinta-se à vontade, e credite o blog, ok???

símbolo do curso de História [tenho tatuada na perna...]

6 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Meu namorado está terminando História na UERJ. Ele não foi lá um aluno muito exemplar mas tanto eu quanto ele amamos estudar a história. É algo fascinante.
    Quero fazer medicina, mas ainda não passei :p
    Beijão
    Endless Poem

    ps: tá rolando um projeto lá no blog, seria muito bacana se você participasse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hun, boa sorte cm seu curso também.
      Bjão. Pode deixar que confiro o projeto :D

      Excluir
  2. Oi, Valéria! :) Tudo bem?
    Eu adorei saber um pouquinho mais sobre o seu curso. História sempre foi uma das minhas disciplinas favoritas. :D
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, flor.
      O curso é ótimo. :D

      Excluir
  3. Muito legal esta tag. Nunca tinha visto. Bem interessante :)
    Bjokas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.