12 de Setembro - Nascimento de dois grandiosos nomes da literatura nacional...

Caio f.


Já tinha falado a respeito desse autor que amo demais, e mais uma vez venho falar sobre ele, mesmo que de forma breve. A verdade é que não poderia deixar esse dia passar em branco.
Hoje é dia de seu aniversário. Se estivesse vivo, Caio Fernando Abreu faria 65 anos.
Como alguns sabem, ele é um dos meus autores preferidos, a despeito dessa onda de fãs 'era facebook'.
Recomendo algumas obras dele:

  • Fragmentos
  • O ovo apunhalado
  • Morangos Mofados
  • Inventário do Ir-remediável
  • Além do ponto e outros contos
  • Girassóis e 
  • As frangas.
Essas são as obras que já li dele, mas pretendo ler muitas outras. Esse ano, vou aproveitar a Bienal do Livro em Pernambuco para comprar alguns títulos dele. Espero encontrar por lá...

"Tudo já passou, e minha vida não passa de um ontem não-resolvido..."


Álvares de Azevedo

Além dele, outro escritor que eu amo de paixão e que faria 182 anos hoje é Manuel Antônio Álvares de Azevedo, o autor de Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna. Além desses dois livros citados, li também Macário, mas ainda não possuo minha edição. [Espero encontrar na Bienal]
A obra literária de Álvares foi pequena, pois o autor viveu pouco. Foi acometido de tuberculose e veio a falecer com apenas 21 anos de idade, em 25 de abril de 1852. Teve uma vida breve, mas suas obras ficaram eternizadas e são consideradas clássicos da geração romântica. É conhecido por ser um dos autores do 'século maldito' ou geração Byroniana. Sua literatura tem influência de Lord Byron, Goethe e Alfred de Musset
Todos os trabalhos de Álvares foram publicados após sua morte. 

"Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! 
Não levo da existência uma saudade!
E a tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!"

Espero que tenham curtido o post... Até a próxima...

5 comentários:

  1. Não sou apta a ler muitos clássicos, então ainda não li nada do autor, mas a maneira como vc fala sobre ele está me despertando certa curiosidade!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tentei ler clássicos, mas infelizmente, não faz meu estilo =/
    Álvares de Azevedo eu já ouvi falar, mas não me recordo do Caio Fernando.
    Bjsss

    Samantha Artes & Books
    http://samgirl-arts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu amor por Álvares de Azevedo é antigo, digamos que suas obras teve e continua tendo grande influência sobre mim e isso era ainda mais forte no período da minha adolescência. Ler sobre ele faz meu coração bater em um ritmo saudosista de da dó.. rs

    ResponderExcluir
  4. Sou mais um que não consegue gostar muito de clássicos, mas ando tentando diversificar as coisas que leio e ainda vou tentar novamente ler um bom clássico.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa lembrança. Dois grandes autores, adoro-os.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.