João e Maria versão Gaiman...

Em 2015 a Editora Intrínseca lança uma releitura de João e Maria pelo ponto de vista sombrio do aclamado Neil Gaiman, com desenhos de Lorenzo Mattotti. João e Maria é um dos contos de fadas mais famosos do mundo. Existem versões variadas e é contada ao longo dos séculos, trazendo temas pesados mas que sofreram modificações ao longo do tempo a fim de não assustar as crianças que ouviam essas fábulas... 

Canibalismo, abandono pelos pais, fome... Gaiman consegue passar tais assuntos com uma carga que eu consideraria 'leve', mas as ilustrações de Mattotti conseguem manter o tom sombrio da história... Os protagonistas são irmãos que acabam sendo deixados na floresta para morrer de fome [ou tentarem a sorte de sobreviver] pelo pai, lenhador que há um bom tempo já não conseguia suprir as necessidades da família. É com pesar que ele acata a ideia da esposa, mãe das crianças. Ela é mais pragmática e fria com relação aos filhos, por isso sugere a ideia de abandoná-los na floresta a fim de 'aliviar' duas bocas nas despesas... 

João e Maria até que conseguem voltar para casa na primeira tentativa, para alívio do pai, mas logo ele precisa deixá-los novamente, e dessa vez as coisas se complicam para os dois irmãos... Porém, logo surge uma 'esperança' em algum ponto da floresta... Mas essa aparente salvação pode não ser o que eles realmente precisam... 

Não há tantas variações no conto mais conhecido para a adaptação de Neil Gaiman, por isso o leitor não deve ir com tanto entusiasmo achando se tratar de algo inédito. Mas a título de nostalgia a obra é uma bela aquisição, ainda mais para os fãs do autor... As ilustrações de Lorenzo Mattotti são um show a parte... Ao final da edição há um pequeno texto que fala sobre as transformações que as fábulas sofreram ao longo dos anos, uma interessante contextualização histórica... Vale a pedida...

15 comentários:

  1. Olá!
    Que interessante essa obra. Não fazia ideia que Neil tinha lançado algo assim. Principalmente por se tratar dessa releitura mesmo que de ponto de vista diferente, sobre um clássico que me acompanhou bastante na infância.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Val, tudo bem amiga?

    Eu tenho vontade de ler essa releitura de João e Maria por Neil Gaiman, apesar de não ter tantas novidades como você disse. A edição é bem bonita e o autor dispensa comentários. Gostei da sua resenha, como sempre competente. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Maria tudo bem?
    João e Maria tem diversas formas, diversos escritores, eu gostaria muito de ler essa versão, principalmente porque não conheço, além do mais essa capa é linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar dessa versão do Gaiman e tenho muita vontade de ler pq, bom... é Gaiman, haha. Não sei se ficaria feliz ou não com o fato de não trazer tantas novidades, mas acho que leria mesmo assim.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é maravilhoso, amo Neil Gaiman!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Tenho uma certa curiosidade por conhecer a obra do Neil Gaiman, por sempre ouvir muitos elogios. No entanto, acho que não começaria por este livro.
    De todos os contos infantis, João e Maria é provavelmente o que menos gosto, e nem essa versão, que é mais sombria do que a eu conhecia, consegue me atraiu.
    Acho que como você disse é uma boa aquisição para os fãs do autor, mas no meu caso, não faria muito sentido. De qualquer forma, ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Com certeza vale a pedida mesmo! Ainda mais para mim que ainda não contos de fadas , cheguei a comprar na Bienal/16 Os contos dos Irmãos Grimm, mas ainda não li.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nunca li nada do Neil Gaiman, apesar de já ter tentado confesso que as obras dele não me são muito atrativas mas fiquei bem curiosa pra conhecer essa versão do conto que me pareceu bem sombria, mesmo não tendo muita certeza se irei gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro ano passado e adorei ele, a releitura de neil ficou bem sombria e muito boa. Como sempre né? kk neil é foda.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, a história infantil de João e Maria em versão sombria, pode ser interessante, mas não me agrada muito.

    ResponderExcluir
  11. Acho que você considera ele por já está bem adaptada com o estilo. ‘por isso o leitor não deve ir com tanto entusiasmo achando se tratar de algo inédito.’ E o pior é que não duvido que o leitor considere tão inédito quanto as destruições da Disney. Esse é um livro que gostaria de ter em casa, cada vez mais, me encanto pela temática.

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,

    Adoro essas releuturas de contos que ouvimos na infância e esse já quero ler por aqui!!!
    Dica anotada por aqui!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que legal! estou começando a leitura de Gaiman e com certeza este é um que vai entrar na lista de desejados!

    Obrigada pela dica!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/2017/05/novidades-literarias-de-maio-galera.html#.WTAi5usrLIU

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Nunca li o conto original, tudo o que sei sobre João e Maria conheci através de desenhos animados e pelo filme. Só li um livro do Neil Gaiman, e como gostei da forma dele de nos fazer ter uma perspectiva diferente sobre uma simples história, fiquei doida atrás desse livro, ainda não li :(, mas quero muito fazer essa leitura. Essa edição está incrível!

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu com certeza preciso conferir essa adaptação. O suspense do Gaiman sempre é mt bom.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.