Estêvão, o desconectado

 

Recebi em parceria com a Editora Hyria a obra Estêvão, o desconectado, da autora Vivian Saad. Trata-se de um livro infanto-juvenil que acaba sendo uma boa reflexão para os leitores adultos, principalmente àqueles que tem filhos pequenos nessa era de tecnologia e modernidade.

Estêvão chorava bastante quando ainda era um bebezinho, e a fim de poupar os ouvidos, seus pais tiveram a ideia de presentear o pequeno com um tablet. Sendo assim, ele passou a se entreter com aquele aparato tecnológico e parou de chorar e irritar seus pais... Ao se deparar com o 'mundo' que o tablet lhe desvelava, ao mesmo tempo Estêvão 'perdia' de enxergar o que o mundo ao redor lhe proporcionava. Os jogos eletrônicos do aparelho vidravam os olhos do menino, e ele acabava se desconectando de tão conectado que estava ao tablet...

Belamente  ilustrado pela própria autora, a história de Estêvão vai sendo contada até sua idade adulta, em que ele perdeu muito do belo que a vida poderia lhe trazer devido ao fato de estar sempre  'conectado'... 

Estêvão, o desconectado, além do entretenimento de se ler, serve também para levantar questões sobre o comportamento dos pais ao lidar com crianças numa geração rodeada de tecnologia. O avanço científico e eletrônico usado de maneira indevida acaba por alienar os jovens desde o berço, minando a curiosidade do saber que todos possuímos durante nosso crescimento. 

Super recomendado para o público jovem, adulto e que busca leituras de fácil compreensão com questionamentos sociais...


Postagens relacionadas:

19 comentários:

  1. Oiii Maria tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro da Hyria e fiquei bem contente em ver a mensagem que ele procura nos passar, sei que seria uma ótima leitura e procurarei para ler com toda certeza, linda foto!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Primeira resenha que vejo sobre esse livro e adorei como a proposta foi colocada para os pais. Acredito que muito deles presenteiam os filhos com algo material achando que isso afastará a falta que eles fazem na vida.
    Outra coisa que adorei foi que o tema abordado tem em foco a técnologia, algo que realmente temos que ficar atentos.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, porém me despertou o interesse. Ele parece passar uma mensagem que todos deviam ouvir (inclusive eu) mas que ninguém se liga de verdade. Gostei muito de sua resenha
    Beijos
    http://novolivronovoamor.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas aborda um tema bem pertinente não só ao público infanto-juvenil. É uma discussão muito interessante, bem legal da parte da autora abordar isso de forma "leve".
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei a ideia da autora pro livro, achei um tema muito relevante e atual, afinal o que mais temos hoje em dia são crianças conectadas ao mundo virtual e desconectadas da vida real, o que pode ser bem ruim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Amei a dica leitura muito atual e necessária... Vou anotar a dica para ler e recomendar para algumas pessoas também. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    A capa desse livro é em fofa, e quem procura uma leitura rapida, dever ser ótimo. Principalmente por trazer reflexões referentes a tecnologia, eu gostaria de lê-lo.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acho extremamente importante essa questão sobre a tecnologia e o uso desenfreado que algumas famílias utilizam, e sem nenhum controle delas com seus filhos.
    Vendo essa capa jamais imaginaria que abordaria algo tão importante nos dias de hoje.
    Ótima dica!

    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. achei a ideia da autora bem atual, especialmente para um livro infanto-juvenil.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Nossa que enredo atual! Trabalho com desenvolvimento infantil e vejo muito disso no dia a dia, país que não largam os celulares e deixam os filhos fazerem o mesmo, ainda que com poucos meses de vida. Triste realidade :(
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei da premissa do livro, acho muito válido recomendar essa leitura para pais que fazem justamente isso com seus filhos.
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro, mas acredito que todos os pais deveriam lê-lo. Embora seja um livro infantil, a leitura me parece trazer ensinamentos para os pais também. Gostei muito de conhecer o livro e de saber a sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não o conhecia, mas amei a premissa, principalmente pela lição de moral que ele tem. Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre me preocupo de como lidar com as crianças e as tecnologias. Leio muito sobre isso, mas tudo é muito recente, então ainda não há dados que se comprove o quanto é prejudicial ou favorável.

    Quando ao livro, parece ser um livro interessante, por abordar um tema importante. E a ilustração da capa é bem bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Gosto muito desses livros infantis cheios de ilustrações, pois sempre nos trazem boas reflexões. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. Que livro interessante, a temática me chamou bastante atenção! É sempre bom ler sobre isso hoje em dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie Amore,

    Sempre que chego aqui, saio com alguma dica anotada...
    E hoje a dica foi muito da boa, adorei...
    E fiquei mega curiosa pra ler essa belezura!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  18. Achei a proposta interessante e quem de nós nao tem um pouco (ou muito) do Estevão, né? A tecnologia nos suga, de fato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Achei bem legal a proposta do livro. Acho muito triste o quanto a tecnologia parece que se tornou mais importante que a vida real... Não acho que crianças deviam se envolver tanto com ela, mas infelizmente não acho que isso vá mudar.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.