[Poema] Nenhuma outra viajará pela sombra comigo - Pablo Neruda



"Já és minha. Repousa com teu sonho em meu sonho.
Amor, dor, trabalho, devem dormir agora.
Imagem do Google
Gira a noite sobre suas invisíveis rodas
e junto a mim és pura como âmbar dormido…
Nenhuma mais, amor, dormirá com meus sonhos…
Irás, iremos juntos pelas águas do tempo.
Nenhuma viajará pela sombra comigo, só tu.
sempre viva. sempre sol… sempre lua…
Já tuas mãos abriram os punhos delicados
e deixaram cair suaves sinais sem rumo…
teus olhos se fecharam como
duas asas cinzas, enquanto eu sigo a água
que levas e me leva.
A noite… o mundo… o vento enovelam seu destino,
e já não sou sem ti senão apenas teu sonho…"

in Cem sonetos de Amor.

14 comentários:

  1. Primeiramente! Parabéns pelo blog ele está demais e quanto ao seu poema: muito bonito. Ele faz refletirmos bastante e olharmos para o fundo do nosso coração.

    Parabéns! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Ah que delicia entrar no seu blog e encontrar um poema do Neruda, sempre fico apaixonada com essas suas postagens, fazem toda a diferença no meu dia, diante da intensidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Gosto bastante dos escritos do Pablo Neruda, mas não conhecia esse poema. Muito lindo e tocante.
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  4. Meu! Neruda é foda!
    Eu não tenho palavras diante amor, encanto, sentimento canalizado... Ah sei lá!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Meu coração aqueceu e me remeteu lembranças boas com meu amor!

    ResponderExcluir
  6. Estou conhecendo a obra de Neruda através do seu blog e tenho gostado muito.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei o poema confesso que não conheço muito o trabalho do autor, mais escuto muitos falarem sobre! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Que poema lindo e daqueles que tocam no fundo do coração, não conhecia o autor mais irei dar uma pesquisada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bonito e intenso! Não tinha lido esse poema, ainda. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  10. Não sei, mas é impossível para
    ler Neruda e não sentir ondas do mar na saliva, na visão do amir, a espuma das ondas que dão o último tchau antes que outra venha nos agraciar. Assim, em toda sua poesia, cabe a reticencias do tamanho do universo que é o mar.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Que poema lindo. Não sou muito fã do mesmo, mas consigo sentir a profundidade que um traz. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lindo poema, quase não leio poemas, mas gosto das surpresas de encontrar alguns assim <3

    ResponderExcluir
  13. Que poema lindo, muito tocante e desperta bons sentimentos! Adorei.

    Beijinhos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  14. Eu amo os poemas do Pablo Neruda, tenho um caderno com alguns anotados :) adorei esse *-*

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.