O sobrado, de Amílcar Dória Matos

Trago para o blog as minhas impressões acerca do livro intitulado O sobrado, publicação da Edições Bagaço, escrito pelo autor pernambucano Amílcar Dória Matos. Amílcar discorre em primeira pessoa um tema já meio esgotado no mundo literário, mas que através de uma prosa fluida, acaba compensando esse pormenor...


O sobrado é uma novela narrada pelo protagonista Renê, homem de meia idade que acaba se apaixonando por uma garota de apenas 14 anos, filha caçula de seu grande amigo e vizinho. Ele vai se desvelando ao leitor desde o inicio os seus conflitos morais até o ápice que certamente pode culminar em tragédia. 

Na narrativa de Renê, Olga dá a entender que também o deseja, e ele luta com todas as suas forças para impedir que se dê algum contato físico com a menina. Ela possui duas irmãs, Olívia e Olympia, esta última noiva de Reginaldo, no qual em uma conversa a sós com Renê, acaba lhe revelando o que se passa a vista de alguns... Renê se desespera em saber que seu tão temido segredo possa estar a olhos vistos por todos que frequentam o sobrado da familia de Brivaldo.

O romance proibido é um tema recorrente que certamente encontra entre leitores um público apreciador. O que agrada na escrita de Amílcar, é o ritmo quase cadenciado com que ele desenvolve seu enredo... 

Em suma, O sobrado é uma leitura rápida, que prende a atenção e nos surpreende com um desfecho bem construído e impactante...

"Quem se lançar à irresponsável aventura de pesquisar a fundo os sentimentos humanos, estará fadado à decepção e ao desastre."

19 comentários:

  1. Oie, tudo bem?

    Bom, esse livro não é muito o tipo de livro que eu leio, mas adorei a resenha e penso em dar uma chance a ele...
    Fiquei curiosa sobre qual foi esse desfecho bem construído e impactante!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia o livro e fiquei bastante curiosa em conhecer a escrita e o desfecho dessa história! Sua resenha está muito bem construída. Parabéns!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ou Maria, Romance proibido sempre chama atenção e dá o que falar, mas confesso que não me senti bem sabendo que a garota tem apenas 14 anos e ele está na meia idade.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a obra nem a autora, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa para ler! Obrigada pela dica!
    beijos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa é uma leitura que não conhecia, mas o gênero também não me atrai muito pra leitura. Gostei bastante de suas observações, porém vou passar essa dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Me incomoda um pouco esse tipo de enredo, sinceramente não gosto de livros nem de nada que sexualize crianças, mesmo assim fico contente que tenha apreciado a leitura, mas por hora vou passar essa dica e esperar a próxima!!

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Não sei em que mundo estava que não conhecia esse livro, uma história tão pungente, tosca, insana, bem do jeito que gosto. quero saber o desfecho.

    ResponderExcluir
  8. Bah, eu realmente vou passar essa dica de leitura. Só de ler a sinopse já me enojei e simplesmente não dá. Sei que passaria mal durante a leitura, então prefiro evitar livros com temas assim.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Amo livros que falam de amores proibidos, com certeza eu iria adorar essa leitura. Anotei a dica, beijos

    ResponderExcluir
  10. Heeeey! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, confesso que não me atraiu muito talvez pela diferença de idade.
    Hoje eu vou passar a dica.


    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a obra, mas me lembrou o enredo de Lolita - apesar de suas diferenças, mas por abordar o amor entre uma jovem de 14 anos e um adulto. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Olá, parece ser um tema bem tenso pra ser tratado, me lembrou até daquele filme O profissional (ou algo assim?). Visto que é uma leitura rápida, talvez eu o leria, vou ficar de olho e vejo se o encontro em algum lugar <3

    ResponderExcluir
  13. Não tem como a gente não fazer um link com Lolita. Acho perturbador esse tipo de leitura, mas fico fascinada. o obscuro do ser humano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Caramba, Val.
    Não conhecia o livro e achei a pegada da narrativa clichê, mas ao mesmo tempo com um toque diferente.
    Ainda mais pela diferença de idade, fiquei curiosa em saber o segredo...

    ResponderExcluir
  15. Essa pegada Lolita agrada a muitos. Nosso senso moral grita durante a leitura e nos confunde. Uma boa maneira de testar nossos princípios.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muuuuito curiosa, adoro um romance proibido, ainda mais um que envolve esses esteriótipos que causam polêmica na sociedade, como a diferença de idade. Imagino o quanto a obra repercutiu quando lançada. Já acrescentei na minha lista e sinto que vou adorar!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Nossa romance proibido é um assunto mesmo que desperta o interesse de vários. Pelas suas palavras já consigo imaginar qual final impactante é. Gostei da dica!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Maria, já anotei a dica aqui...

    Estou curiosa para ler a obra, pois a premissa que você apresentou despertou meu interesse logo de cara.

    Abraços

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.