[HQ] Fahrenheit 451

 Certamente você já leu ou ouviu falar de Ray Bradbury e sua obra-prima distópica Fahrenheit 451, que nos apresenta uma sociedade em que livros e conhecimento são proibidos e os bombeiros existem para queimar livros. 

O responsável pela adaptação em formato de Graphic Novel desse clássico moderno é o artista Tim Hamilton, com autorização do próprio Bradbury e com traços marcantes e sombrios, revela ao leitor o cenário de alienação que a sociedade se encontra.

Montag é um bombeiro que passa a questionar sua profissão depois de conversar aleatoriamente com uma garota da vizinhança chamada Clarice. Quando a garota some misteriosamente e chamado durante seu turno, e ele se depara com uma cena trágica e perturbadora, Montag começa a enxergar aquelas ações por um prisma inquiridor, e isso vai trazer consequências para sua vida, casamento e emprego. 



Fahrenheit 451 Graphic Novel é um convite provocador que simboliza bem o pensamento crítico sendo controlado por um governo que não aceita contestações e que incute na população a ideia de que a literatura e filosofia são um mal que precisa ser jogado às chamas.
 
O governo controla o conhecimento, porque conhecimento gera questionamentos, senso crítico. E uma população crítica derruba um regime totalitário. 


6 comentários:

  1. Oioi! Estou pra ler Fahrenheit 451 já tem anos e até agora nada. Quem sabe se eu não começo pela GN, né? Com certeza deve ser uma leitura mais rápida, embora igualmente necessária. Vou procurar. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse livro nas minhas coisas para ler e acho a premissa dele muito interessante, o assunto que ele aborda é extremamente importante para não deixarmos a literatura e o ensino morrer ou cair no esquecimento.

    ResponderExcluir
  3. Estou com essa obra aqui na minha estante, iria ler ano passado, mas infelizmente não consegui. Esse ano, irei tentar realizar esse desejo, pois estou muito curioso.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei chocada quando li o livro dessa distopia. Se só imaginando pela leitura eu já fiquei estarrecida, imagina agora vendo pela Graphic Novel tudo acontecendo?! Mesmo assim, a obra deve ter ficado linda.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  5. Essa Graphic Novel traz uma temática extremamente necessária que se faz uma leitura essencial e realista. Principalmente, com os tempos sombrios de péssimo governo em que estamos vivendo atualmente, ou que já existiram ao longo dos séculos da história da humanidade. Porque passa uma mensagem realista e reflexões poderosas sobre como o governo controla o conhecimento, justamente porque conhecimento gera questionamentos e senso crítico. E uma população crítica, sem dúvida, derruba um regime totalitário. E é de conhecimento geral, que esse isso é visto como uma ameaça para esse tipo de regime que sobrevive mantendo o povo na escuridão da ignorância, pois são pessoas mais fáceis de se manipular.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo distopias. E adoro HQ! Essa está automaticamente entrando para a lista do Quero Ler. Tenho que comprar! Obrigada por apresentá-la. Não sabia da existência dessa vertente da história do Bradbury.
    Beijocas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.