A poesia de Carlos Gomes em êxodo,

 





Vencedor do 3° prêmio Pernambucano de Literatura - Poesia, Carlos Gomes estreia com seu livro de poemas, êxodo, publicado pela Editora CEPE. Carlos Gomes já possui um livro de contos intitulado corto por um atalho em terras estrangeiras. Mestre em Comunicação pela UFPE, teve muitas poesias publicadas esparsamente em revistas e sites literários. êxodo, funciona como um compilado de seu trabalho no gênero.

Dividido em capítulos intitulados Partida, Estrada, Luar, Aurora, rosa-dos-ventos, Maravilhas e Chegadas, o autor brinca com as palavras, fazendo com que cada capítulo dê continuidade ao seguinte, ligando as temáticas que vão desde o amor, a estrada, margem, fome, esperança e sangue, entre outros. 

Como numa estrada, o leitor vai seguindo por entre os versos livres, complexos e ao mesmo tempo tão instigantes, como se no decorrer das páginas houvesse um caminho sendo trilhado. A experiência de ler êxodo, beira o odisseico. 

uma flor das redondezas crescia incorrigível
do sol, da tarde, do dia, do vento
de que ali naquela terra
para a esperança de cores ou natureza
deva ser sempre esse retrato sem poses
a face dos homens, a curva das mulheres
o sangue branco, a pele pedra, os dedos podres
os sons? são todos de animais.


Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.