Naturaleza Muerta / Homero Icaza Sánchez #PoesiaRotaMundo

  


Natureza-morta


Sobre a mesa:
uma faca,
duas maçãs
e duas pêras,
um pato degolado
e um feixe de cebolas.

E tu ao pé da mesa.
- Natureza-morta?

Naturaleza muerta

Sobre la mesa:
un cuchillo,
dos manzanas
y dos peraas,
un pato degollado
y un mazo de cebollas.

Y tú junto a la mesa.
- ¿Naturaleza muerta?


A poesia do mês é de autoria de Homero Icaza Sánchez, natural do Panamá. Era conhecido pela alcunha de El Brujo e chegou a trabalhar para a Emissora Globo da TV brasileira, como executivo de televisão.  Faleceu em 2011, na cidade do Rio de Janeiro. 

O Panamá é um país da América Central que se localiza ao sul da região, sendo a nação a fazer fronteira com a América do Sul. Famoso pelo canal construído pelo governo americano a fim de servir como atalho na travessia entre os oceanos Pacífico e Atlântico, dividindo o país em duas partes. Trata-se da parte mais estreita de todo o continente americano. 

San Blas



O istmo foi um os primeiros locais a  serem colonizados pelos espanhóis. Os grupos étnicos que viviam no território naquele período eram formados de caribes, cholos, chocóes e chibchas. Os panamenhos tem como língua oficial o espanhol, embora o inglês seja cada vez mais falado, além da língua nativa ngäbere.







A poesia selecionada faz parte do Projeto RotaMundo, em parceria com o blog Poesia na Alma. Neste mês de junho teremos poesias dos países que compõem a América Central: Panamá, Cuba e Jamaica. Para encontrar as demais obras, visite nossas redes [Instagram e Youtube]. Para saber quais os poemas escolhidos por Lilian Farias, visite o blog Poesia na Alma e suas redes sociais.

4 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Já falei o quanto gosto de projetos literários? Ainda mais quando envolvem temas tão diferentes. Nos últimos anos tenho me aventurado a conhecer autores de países bem diferentes. Mas, ao contrário de você, venho lendo suspense e as vezes romance. Quando estava no colégio gostava muito de poesia, inclusive participei de algumas apresentações. Apesar do frio na barriga eu gostava de recitá-las. Já até me aventurei em escrever. Mas hoje gosto mais de ler sobre elas e refletir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. to amando esse projeto de vocês, a cada poesia conheço um autor novo, um pouco da história dos países <3

    ResponderExcluir
  3. Eu não lembrava que o Homero tinha trabalhado na Globo, mas lembrava da sua estada no Brasil. Eu adorei os apontamentos históricos, Val!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu adorei o poema, acho que natureza morta faz bastante sentido se a gente considerar como a arte é retratada com figuras desse jeito. Não conhecia o poeta, achei muito legal esse projeto de conhecer diferentes literaturas de diferentes países.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.