╬† Os sete dedos da morte - Bram Stoker ╬†

 Quando nos deparamos com o nome Bram Stoker logo nos vêm à mente sua Magnum Opus: Dracula, que seria imortalizada no cinema, e em várias outras áreas da cultura pop. Mas o que alguns desconhecem é que este não foi o único livro do escritor irlandês. Em 1905 é publicado Os sete dedos da morte [The Jewel of seven Stars], uma ficção que traz a história de um colecionador de artefatos egípcios, que se vê diante de um perigo iminente ao ser atacado dentro de sua casa, aparentemente por alguém [ou algo] desconhecido.


Cena do filme Sague no sarcófago da Múmia (1971)
Cena do filme Sangue no sarcófago da Múmia (1971)


Sua filha Margareth logo pede ajuda a um advogado que havia conhecido recentemente e logo ele se junta ao espaço familiar, junto com outros personagens peculiares, a fim de desvendar o mistério, e proteger a vida do senhor Abel Trelawny. Malcom Ross logo se vê enredado numa trama mística, em um ambiente repleto de relíquias arqueológicas, histórias de expedições perigosas e cheias de mistério e cálculos astrológicos de uma cultura milenar.

A obra possui características típicas do período em que foi escrita, como aspectos imperialistas, não apenas na trama em si mas também na caracterização dos personagens apresentados. Há que se levar em conta o contexto histórico da época, mas é difícil não analisar o anacronismo de tais abordagens, numa analogia com nossa era atual. Os capítulos são curtos e ágeis, imprimindo ao leitor a impressão de ter embarcado de fato numa aventura com direito a investigação em paragens britânicas e egípcias.



Percebe-se a tentativa de Stoker em conduzir uma trama que envolve também elucidações científicas entremeadas com aspectos de caráter místico. A ciência estava dando passos importantes naquele período, e é possível encontrar outras obras da época abordando o tema em suas narrativas. 

Publicada pela Editora Nova Fronteira, a coleção Mistério e Suspense tem o objetivo de levar ao público leitor histórias envolventes do gênero a um custo acessível. Além do cuidado na parte visual, as edições contam com um belo trabalho de tradução de títulos já consagrados da literatura clássica de Horror. É possível encontrar tais edições, bem como de sua primeira sequência de seis títulos, em bancas de jornais e lojas Americanas.


Para adquirir um exemplar do livro Os sete dedos da Morte na Amazon, clique no link abaixo e contribua com o funcionamento do blog. 





 

9 comentários:

  1. Oi Val,
    Nossa não sabia dessas outras obras de Bram Stoker. Achei muito legal.
    Obrigada por compartilhar ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bram Stocker é maravilhoso!!!!!
    Eu que preciso ir atrás da obra dele.
    Ótimo post. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro tinha sido publicado no Brasil! Eu o conheci quando fui estudar o Stoker - depois de pegar meu mestrado em Egito, que descobri a existência dele e fui indo. Bom saber que mais alguém conhece!

    ResponderExcluir
  4. Amo Drácula. Quando encontro algo do Stoker por aí, não me faço de rogada. Muito obrigada pela indicação, Val.

    ResponderExcluir
  5. Bram Stocker um autor clássico, eu sou bem curiosa em ler as obras dele, lembro que tentei ler dracula anos atrás mas nao fluiu pra mim, talvez pela idade.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, mas já achei interessante e diferente de tudo que já li, com certeza irei anotar aqui.

    ResponderExcluir
  7. Eu não fazia ideia da existência de outro livro do Bram Stoker com exceção de Drácula mesmo, achei muito interessante a ideia do imperialismo também!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Nossa, sempre ouvi falar de Drácula desde criança mas confesso que não tinha ideia de quem era o autor. Achei legal ele ser irlandês. Interessante também ele ter escrito outro livro, ainda mais cheio de mistério. Gosto muito de histórias que envolvam o Egito e história antiga. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Oi Val, tudo bem?
    Bram Stoker é um grande escritor que ficou marcado por sua grande obra que é Drácula. Já ouvi falar sobre esse livro, mas não tive a oportunidade de lê-lo.
    Está na minha lista.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.