╬† Curtas animados de Terror para assistir nos mês das bruxas ╬†

 Aproveitando o mês das  Bruxas, resolvi indicar alguns curta-metragens de animação que tenham relação com o tema. As dicas deste post podem ser aproveitadas por crianças e também por adultos, principalmente os saudosos dos antigos desenhos animados que povoaram nossa infância. Segue a lista:


1 - The Haunted House 


Curta dirigido por Walt Disney e lançado em 1929. Mickey Mouse é um dos personagens mais famosos criados por Disney e nessa história ele se vê preso em uma casa mal-assombrada e forçado a tocar música. Elementos como morcegos, aranhas e fantasmas, além de uma figura encapuzada fazem parte de um cenário aterrador e desolado. Os esqueletos dançam ao som da melodia tocada ao piano pelo assustado Mickey, que não vê a hora de sair daquele lugar. 



2 - The Skeleton Dance 




Também lançado em 1929, The Skeleton Dance é um curta-metragem da série Silly Symphonies, em mais uma produção de Walt Disney. Temos quatro esqueletos dançando e criando música tendo como cenário um cemitério. A obra acaba referenciando as danças macabras do período medieval. 



3 - Vincent


Vincent é o primeiro curta-metragem em stop-motion criado pelo Cineasta Tim Burton. Vincent Malloy é um garotinho de 7 anos, e o sonho dele é ser alguém como Vincent Price. Price foi um ator de filmes clássicos de horror, bastante famoso nas décadas de 1940 e 1950. Interessante frisar que em determinado ponto do curta, Edgar Allan Poe é referenciado. 


4 - Frankenweenie 




Claramente uma ode à obra de Mary Shelley, Frankenweenie é um curta-metragem produzido por Tim Burton na década de 1980. Victor é um garoto e ele tem um cachorrinho chamado Sparky. Infelizmente uma fatalidade acontece na rua, durante uma tarde de brincadeiras entre o menino e seu cão. Tempos depois o menino vê uma aula de ciências, onde o professor revive um sapo, e logo Victor tem a ideia de fazer o experimento a fim de reviver o seu querido Sparky...


5 - Emelia: The Five-year old Goth girl 



Emelia é uma garotinha gótica de apenas 5 anos de idade. Como toda gótica, ela também sente dificuldades de expressar seus sentimentos e socializar como as crianças de sua idade. 



Então é isso, espero que tenham gostado dessa seleção. Resolvi pegar obras de diversos períodos do Cinema, a fim de contemplar os mais saudosos e os que apreciam trabalhos mais recentes. Alguns mais clássicos e conhecidos, outros não tão fáceis de encontrar pela internet, mas ainda assim, valiosos... 

Até o próximo post...





















12 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Achei excelente todas essas indicações ótimas de curtas animados de Terror para assistir durante esse mês das bruxas, pra aproveitar bem e entrar nesse clima de Halloween mesmo. Muito bom! Gostei que separou alguns de diversos períodos do Cinema.

    ResponderExcluir
  2. Oi Val,
    Eu lembro de vários desses desenhos antigos da Disney com temáticas assim. Até hoje eu vejo e fico rindo. Mas a minha turminha preferida acho que sempre vai ser a do Penadinho ^^ Muito legal seu post.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post, Val. Já quero uma mini maratona!!!
    Adorei que vc foi nos mais antigos e depois deu um pulinho nos mais atuais (mesmo que os anos 80 já esteja aos 40 anos de nos).
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ah, que legal esses curtas, não conheço nenhum ainda. Vou pesquisar esse último. Foi o que mais me interessei.

    ResponderExcluir
  5. Da lista, o único que não assisti foi o último (com toda certeza). Fiquei surpresa de ter só duas adaptações do Burton. Eu não lembro se assisti Vincent... Acho que sim. É muito difícil não ter assistido algo dele. Adorei as indicações, adoro The Skeleton Dance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se tivesse muita coisa dele, aí uh faria um post só com dicas de tim burton, sería mais lógico kkkk

      Excluir
  6. Dos selecionados, só não conheço Frankenweenie , todos os outros, além de conhecer, curto bastante.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, que legal as dicas que você trouxe. Apesar de não ser tão ligada ao haloween quanto a minha irmã até que gosto de ver alguns filmes e ver a decoração nos EUA, e também no Canadá. Minha mãe é fã do Mickey então já vou mostrar pra ela. Já minha irmã adora Frankenweenie, perdi a conta de quantas vezes ela já assistiu. Os outros não conhecia mas já anotei para tentar assistir em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.