Dramaturgias Vol. I - Uma antologia de Teatro vencedora do Prêmio Ariano Suassuna

Vencedor do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, importante premiação literária pernambucana, o presente volume I de Dramaturgias nos apresenta os participantes vencedores das diversas categorias do evento, que visa incentivar a escrita dos autores, bem como preservar aspectos da identidade da cultura pernambucana. Como diz o nome, trata-se de uma homenagem a uma das figuras mais proeminentes do Teatro nordestino. 



São dois segmentos a serem premiados, sendo que no de Cultura Popular, as categorias são Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos/Comunidades. E também o segmento Dramaturgia, dividido em Teatro para infância e juventude, Teatro Adulto e Teatro de formas animadas

As peças carregam traços da cultura popular, como rituais religiosos, personagens que simbolizam crenças e o cotidiano do indivíduo nordestino, mitos, festas populares, medicina do povo, culinária local, entre vários outros. As peças contidas nessa edição abordam temas como a Ditadura militar, como a peça em dois atos intitulada A dança ou o Evangelho, de autoria de Alberto Amaral, 2° lugar no Teatro Adulto. 

Outra peça que levou o segundo lugar na categoria Teatro Adulto foi Sina, de autoria de Andala Quituche, que presenteia o leitor com a trama de vida de Mateus e Catirina, com desenvolvimento e desfecho trágicos, envolvendo o leitor a cada parágrafo/diálogo.

Um conto de Marias ou de Maria Flor é uma metáfora cruel sobre abuso na infância. Premiada na categoria Infância e Juventude no ano de 2016, dividida em dois atos - é de autoria de Raphael Gustavo. 

Outro ponto interessante a comentar a respeito do livro é que a cada início de peça, há um pequeno trecho introdutório a respeito dos autores, e a produção gráfica, que remete a Xilogravuras, outro traço forte de nossa cultura artística. 

Em suma, é um livro para ser apreciado em pequenos goles, pois cada peça é única em suas temáticas e linguagens, embora compartilhem de pontos semelhantes em suas construções. 

A voz da História Oficial informa: o Brasil é tricampeão mundial de futebol. O mundo, mais uma vez, curva-se diante do Brasil. Parabéns, campeões! Depois de um título desses, tudo é possível, até um milagre. E milagres acontecem, afinal, Deus é brasileiro, Pra frente, Brasil!

 

10 comentários:

  1. Sensacional que essa antologia de teatro seja vencedora dessa importante premiação literária pernambucana! Curti bastante que a cada início de peça, há um pequeno trecho introdutório a respeito dos autores, achei isso bem interessante, realmente. Fiquei curiosa pela produção gráfica remeter a Xilogravuras.

    ResponderExcluir
  2. Um Conto de Maria deve ser muito bom, ainda mas por se tratar de um tema tão delicado. Gostei da sua indicação, deu até saudades de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse post. Bastante informativo. Eu peco muito nesse tipo de conhecimento cultural. E é legal ver que existem autores que se dedicam em escrever e perpetuar a história brasileira, suas marcas, sua cultura, seus exemplos.
    Gostaria de ver esse material "ao vivo".
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma edição bem bonita. Espero que possa ter chance de ler algum dia. 🙏

      Excluir
  4. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  5. O livro é tudo que aprecio, e honestamente, só me deu saudade de Pernambuco e de sua vida cultural.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.