Mestres da Pintura - Renoir

 


O segundo volume da Coleção Mestres da Pintura com o qual tive contato foi o do artista francês Renoir.

Nascido em Limoges no ano de 1841, foi um dos principais pintores do estilo impressionista. Na obra em questão, temos uma breve biografia com os principais pontos de sua vida, tanto pessoal, quanto artística, e na segunda parte, uma sequência de imagens de suas principais pinturas, além de uma breve explicação acerca delas. 

Pierre Auguste Renoir viveu num período fervilhante do século XIX. Paris é palco das inovações artísticas e em breve se projetaria como a capital das luzes, a Belle Époque, consagrando nomes de outros artistas contemporâneos a Renoir. 

A fotografia havia surgido, a arte japonesa foi desvelada ao Ocidente,. Em 1874 houve uma mostra conjunta dos impressionistas, considerados por alguns como 'selvagens que não terminavam seus quadros', que imprimiam borrões à tela. Daí a alcunha: Impressionistas.

A natureza é um dos principais temas nas composições impressionistas, trazendo sutis nuances de cores e luz. a luz solar é elemento que predomina nas pinturas, bem como momentos do cotidiano, a despeito de obras mais tradicionais, que retratavam temas imaginários, religiosos e mitológicos. O Impressionismo surgiu como contraponto à esses estilos já consagrados e agraciados pelo público. 

Renoir foi amigo de Monet, e teve influência dele em suas pinturas. Pissarro, Courbet e Corot também fazem parte de suas inspirações artísticas. Em Mestres da Pintura muito da vida pessoal de Renoir se desvela no texto. Casou, viajou para a Argélia e visitou várias cidades italianas. Trabalhou com Cézanne. Foi acometido de pneumonia, doença que contribuiu com sua morte, no ano de 1919. 

Dentre suas telas mais famosas, podemos destacar Mulher com sombrinha, As grandes banhistas, Ao piano e Le moulin de la Galette.









Um comentário:

  1. Conheço o trabalho de Renoir por causa do Tumblr e gosto bastante, mas nunca li nada mais específico sobre ele. Adoraria ter esse livro

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.